Vocês tem má impressão de quem diz que não quer ter filhos?

Vocês tem má impressão de quem diz que não quer ter filhos?
Meus pais me conhecem bem e aceitam. Mas tem muita gente que olha torto. Opiniões alheias não mudam nada na minha decisão, mas acho injusto deduzirem mil coisas sobre mim só por isso. Um dia posso até me arrepender (e considero essa possibilidade visto que a natureza é obcecada para que a gente reproduza), mas é bem melhor do que se arrepender de ser mãe, isso não tem volta.
Tenho muitas tias que enchem o saco e dão os motivos mais desinteressantes do mundo para ter filho.
Se eu desse uma boa resposta (e eu tenho várias) elas provavelmente cessariam, mas então penso que no fundo é “invejinha branca” do meu estilo de vida, não sou eu que fico em casa cuidando de filho enquanto o marido fica fora metendo chifre. Percebo isso porque a minha mãe (e mãe quer seu bem!) é honesta comigo (mesmo sendo mãe de dois filhos) e por ela eu morro sem carregar família nas costas mesmo.
Também não saio dando satisfação da minha vida sexual e faltam inventar que sou lésbica, mas o que vou falar para essas tias que só fizeram mamae e papai a vida toda e se duvidar sempre com a mesma pessoa? Eu entendo que somos de gerações diferentes, e apesar de repudiar o estilo de vida delas, não fico distribuindo opiniões inconvenientes. Engraçado que a minha avó não fala nada, deve ser porque ela sabe que mesmo com 8 filhos, todos cuidam dela com má vontade (ou seja, o argumento mais sensacionalista para favorecer a maternidade caiu por terra). Prefiro me colocar em primeiro lugar e cuidar de quem me criou.

5 1 votar
Avaliar Desabafo
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Luan
21 days ago

Eu sou homem e prefiro mulheres assim, porque será uma grande parceira e não uma criada dentro de casa para eu cuidar. Toda mulher que teve uma vida medíocre e foi submissa a um marido machista usa esse argumento para não se sentir culpada de ter fracassado na vida. No fundo elas te criticam porque não tiveram força de vontade suficiente para estudar muito e conquistar seus bens materiais sozinhas

Observador
21 days ago

A única observação que costumo fazer até porque presenciei colega pensativa: é Não unir-se a homem que já teve filho. Essa minha colega recebe o enteado adolescente bem em casa, mas quando ele disse que a mãe dele iria ter outro filho, mesmo aos 40 anos, ela deduziu que a criança viria a ser o centro das atenções, inclusive a alegria do enteado com a chegada da criança e comentou com outra colega nossa. Não sou pai e não me arrependo: meus irmãos que são, percebo que com meus sobrinhos crescidos e alguns até casados, eles tem que estarem presentes para ajudar na compra de apartamento, por exemplo, algo que nós fizemos sem depender de familiares!

Isa
21 days ago

Olha você tá muito preocupada com a opinião delas, simplesmente ignore, sobre se eu acho estranho não querer ter filhos: convenhamos que não é comum, daí a estranheza das pessoas, mas se você é uma pessoa que acha bobeira e perda de tempo você amar e cuidar de filho realmente não tenha, pelo seu relato você falou que suas tias ficam “perdendo tempo cuidando de filho enquanto o marido mete o chifre” o que nada tem a ver uma coisa com a outra, o filho delas não tem culpa do mau caratismo do pai e nem foi o fato delas terem tido filhos que levou a traição, ignorância sua achar isso. É muito complicado colega te explicar o amor de uma mãe por um filho, como uma mulher se transforma para criar uma criança, pare e reflita o quanto sua mãe fez grandes esforços para te criar, é mesmo assim se sente feliz, sua avó tambémm, já pensou se elas pensassem como vc? Então assim, não quer ter, não tenha, mas não fique também falando bobeira.

Giovanna
20 days ago

Eu logicamente não, pois não quero ter filhos! Já a maioria das pessoas infelizmente tem dificuldade em respeitar as escolhas alheias, falta bom senso. Acredito que por nossa sociedade ser embasada na ideia de que formar uma família e ter filhos é algo de extrema importância, o que é completamente ridículo, pois ter filhos não é garantia de felicidade! Tentam romantizar a ideia de ser mãe e pai a todo custo, até burocratizam a laqueadura e vasectomia, Enfim, cada um é livre para viver do modo que achar melhor.
Ignore esse tipo de gente sem noção, você de forma alguma tem obrigação de se explicar aos outros! Seja independentemente e viva do jeito que achar melhor.

Autora
20 days ago

Resposta para a Isa.

Sinto muito se te ofendi. Vou tentar me expressar melhor: eu valorizo muito as mães, sempre foram importantes para criar cidadãos equilibrados. Meu problema não é o conceito em si (ele é bonito), mas infelizmente o mundo funciona de tal forma que mães são muito sucateadas. Minhas tias não são culpadas por nada, os maridos sim, concordo. Mas se elas sabem que as coisas funcionam assim, por que me incentivam? Para que eu me fod*?
Mães podem ser felizes em seu estado, mas é pura sobrevivência e falta de opção, afinal, tem aquele ditado, “quando nasce você cria força”.
Novamente, eu não desvalorizo mães, muito pelo contrário, elas tem uma coragem que eu não tenho.
Meu problema são as pessoas que sabem que caíram em uma presepada quando resolveram construir família com alguém e ainda assim querem me levar junto. Para alguém fazer isso ela tem que se sentir muito azarada, só me faz ter mais pavor de construir família.

mia
18 days ago

Pessoas pobres não deveriam ter filhos,Na há vagas em emprego,outro dia eu estava imaginando como seria infeliz se fosse responsavel por por uma criança no mundo para passar miseria igual a mim,tenho 30 anos ,se tivesse casada nos 20 anos hoje provalvemente estaria divorciada com dois filhos nas costas e vendo passar fome junto comigo,sei que parecer pessimismo,mas nem emprego tenho,o ultimo foi um lixo ,sem plano de saude,sem nada,subemprego total,posso dizer que sou feliz por não ter geredo uma crinaça para passar necesssidade igual a mim.Se quero ter filho sim teria muitas,se fosse rica ou concursada,mas jamais vou ter desse jeito.

Susan
18 days ago

Eu vejo como una pessoa sensata, que sabe o quer na vida, que não vai ter um filho para ter aposentadoria e não vai colocar mais um ser para ser maltratado por desinteresse dos pais na vida dele.

E outra hoje em dua o trabalho exige tanto das pessoas que nem pode esperar que filhos cuidem dos pais, no máximo que dá oara fazer é mandar dinjeiro e se possível pagar uma cuidadora.

Invista para um dia ter uma boa pensão e poder um dua viajar bastante ou se precisar de ajudar por swr muito debilitada, junte para um dia poder pagar cuidadora ou morar em um lar para velhinhos. Além disso familia não é treinada para cuidar da necessidade de idosos e muita vezes estressa, piora a saúde e atrapalha mais do que ajuda.

Naná
14 days ago

Cara, se fosse um tempo atrás eu te criticaria, já fiz isso, hoje penso diferente! Cada um escolhe o que acha melhor. Eu escolhi ser mãe e estou feliz, não está fácil! A gente tem muito trabalho, é complicado você educar, mas enfim, o mundo não está para brincadeiras, aí você coloca uma pessoa no mundo para agradar os outro, eu complicado.
O ideal é fazer isso por amor, por gostar da ideia, caso contrário, corre- se o risco de ser uma criança frustrada emocionalmente.
Seja feliz 😄

Daniela
12 days ago

Como eu entendo!
Nunca quis ser mãe, quer dizer até cheguei a imaginar algumas vezes mas quando pensava detalhadamente sobre ser mãe e abdicar de toda a minha vida, automaticamente eu fugia desse pensamento!
Vou te dar um conselho que eu uso comigo mesma : Não tenhas um filho para satisfazer a vontade ou aquilo que os outros acreditam que é preciso acrescentar numa mulher ( neste caso um filho).
Por não teres filho vais ser julgada mas se tiveres um, o julgamento vêm em dobro.
Todos julgam as mães, ora na criação, ora se a mãe dá pouco ou muita atenção ( essas coisas chatas).
Ter filhos para muitos faz parte do ciclo da vida isso já se sabe.
Mas muitas pessoas tem filhos sem condição monetária ou então sem responsabilidade para serem pais.
São pais apenas por ser, nenhuma criança deveria vir ao mundo apenas porque é ” o que convém aos olhos dos outros”.
As crianças devem vir ao mundo desejadas e para serem amadas caso contrário não tenha filhos!
E não tem problema nenhum em não ter filhos!
É uma escolha própria lembra-te que na hora de incentivar a ter filho toda a gente está pronta, porém na hora de ajudar com a criança estão todos demasiado ocupados,!
Escolhi não ser mãe mesmo tendo condições financeiras e sabe porquê? Porque não tenho paciência, porque não é um desejo, porque não é algo que eu precise na minha vida nem é sequer algo que eu escolheria para mim ou para o meu futuro simplesmente porque não quero!

Truth
5 days ago

As pessoas acham estranho porque isso faz parte do paradigma da vida e quebrar esses modelos é muito incomum. Feliz daquele que consegue olhar além do padrão, ver e buscar algo diferente.
Veja o que a colega acima falou, ela não tem condições financeiras, por isso, não quer filhos, se todos pensassem assim, o mundo seria melhor, mas é uma exceção.
Só acho que você está sendo um pouco arrogante no que se refere ao estilo de vida das pessoas que a julgam, lembre-se que muitas nem tiveram escolha, como é o caso da minha família, o pai da minha mãe não deixou ela e minhas tias estudar além da 4° série e empurrou para casar com o primeiro que apareceu.

Botão Voltar ao topo