Não quero ser mãe

Desde pequena que sempre disse que não queria ser mãe, tive uma mãe ausente e eu sempre ficava numa tia ou noutra e via o trabalho que os meus primos e primas davam e do pouco tempo que sobrava para a figura MÃE.
Depois os meus irmãos foram pais e cada vez mais sentia que não queria ser mãe apesar de amar meus sobrinhos.
namoro há 4 anos, todas na minha família são mães tirando uma prima que não pôde ter filhos.
Ouço sempre comentários de quando irei ser mãe, que querem um neto, um primo e etc.
Então eu respondi de uma vez por todas e disse que não queria ser mãe, a minha mãe já sabia não era novidade mas o resto da família não e constantemente dizem ” mas vais mudar de opinião !”
Querem me obrigar a ser mãe e pressionam para isso e se não o fizer parece que vão ter um desgosto!
Eu sempre digo que se querem ser mães ou pais para terem mais filhos mas para não cobrarem isso de alguém que não deseja a maternidade! sou errada por isso? sou anormal se não for mãe?
eles não são brutos nem dizem como uma regra mas fazem piadas que não vou ter ninguém depois, que um casamento só dá certo com filhos! eles metem todas as apostas possíveis para eu adiar ser mãe, acham que é porque ainda não tenho casa própria que quero juntar mais dinheiro, colocam tudo nas hipóteses menos o real motivo! eu não vou ser mãe e não acho bem fazer isso para agradar a família, eu iria viver arrependida e nenhuma criança deveria vir indesejada!
O meu namorado queria ser pai porém aceita o facto de eu não querer ser mãe e optou por ficar comigo sem termos filhos. fui aberta com ele desde o inicio porque não queria estragar nada e um dia ele se arrepender de ter ficado comigo. .
além disso há pouco tempo ouvi ” A tua prima quer ser mãe e não pôde e tu podes e não queres” mas se eu tiver esse filho, ela vai conseguir ser mãe? que diferença faz!?
todos desvalorizam e acham que vou mudar perece que estou a dizer alguma tolice de criança sendo que é algo que eu sinto e que não quero!

13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Tom Souza
3 years ago

Olá caríssima! Está tudo bem com sua escolha e decisão, não há problema algum em não querer ter filhos. Ninguém é obrigado a seguir padrões que foram impostos pela sociedade e cada deve ser feliz a sua própria maneira. Muito sensato de sua parte também já deixar claro para seu namorado essa sua escolha, já sendo sincera desde o início. Quanto aos comentários das pessoas e de sua família, o jeito é ignorar e se for o caso, até se afastar de algumas para que não contaminem a sua felicidade. As pessoas não tem coragem de fazer ou de quebrar padrões e quando vêem alguém tendo essa determinação, começam a julgar. Não faça nada que venha lhe tirar a paz. Seja feliz com o que lhe faz bem! Abraço fraterno.

Debbie
3 years ago

Olá ,certamente terá que ir morar em outra cidade futuramente talvez agora ou quando se casar,para ter paz já que não respeitam sua escolha ,as famílias não querem saber o fato da sua escolha eles querem impor para tu ter filho e pronto, acho errado eu apoiaria se fosse alguém da minha família.bjs

Rosa
3 years ago

Ola cara.
Não há nada de errado na sua descisão.
Evite ficar perto de sua família quando esbarrarem neste assunto.
Saia sutilmente.Eles já sabem sua descisã, e não eles que irão.mudar isso,
Deixe bem claro.
Não.sofra ,seja feliz com.suas escolhas.

Simplesassim
3 years ago

Essa é uma escolha somente sua!

Infelizmente vivemos em uma sociedade onde acham que o fato de sermos mulher, temos por obrigação ter filhos.
Porém as coisas não devem funcionar assim, você é dona do seu corpo e de suas decisões.
Colocar um filho no mundo envolve muito além do que possamos imaginar.

“Ter filho é como fazer uma tatuagem no rosto.
Você precisa realmente querer se comprometer”.
Essa frase foi dita em um filme.

Achei bastante verdadeira!

Isabela
3 years ago

essa é uma escolha somente sua, não tem problema algum em não querer ser mãe, seus familiares estão vivendo no ano de 1900 e lá vai bolinha, diga para eles que a escoha é sua, e até se você quisesse ser mãe quem iria cuidar seria você e não eles, não iria ser eles que iam limpar a bunda da criança, ficar acordado de madrugada etc, as pessoas gostam muito de dar pitaco mas na hora H quem tem que assumir o problema é a pessoa. que bom que seu namorado é compreensivo e decidiu ficar com você mesmo ele querendo ter filhos, sinal que te ama.

Observador
3 years ago

Uma coisa é você não querer ser mãe outra coisa é atrelar a decisão pela mãe ausente que teve. Hoje você e ela, como mulheres, procurou ouvi-la porque ela foi ausente? Seu namorado será que vai renunciar ser pai, afinal namoro de 4 anos não é por acaso! Nem noivado saiu. Não leve para velhice traumas infantis: resolva-os enquanto você tem seus entes familiares contigo.

Pedro Lucas
3 years ago

Olá, Sua experiência pode não tem sido boa mas você pode fazer a diferença se um dia tiver algum filho.
Pelo que percebi você já ter experiência boa com seus sobrinhos tenho certeza que será melhor ainda com seus filhos alguém que foi gerado de você.

Mas para ter um filho tem que está preparando em todos os sentidos, emocional etc.
Também não vai pela pressão da família/amigos
Isso é decisão do Casal.

Myh
3 years ago

Absurdo isso! Irresponsabilidade e maldade é TER FILHO SEM QUERER. Se não quer ter filho e acaba tendo por “pressão” de alguém ou qualquer outro motivo depois sofre amargamente e faz o filho sofrer também, porque querendo ou não, acaba demonstrando eternamente que o filho era indesejável e isso deixa marcas gigantescas na pessoa. Respeite você e a sua própria decisão de não ter e não permita que ninguém faça nada menos que respeitar também! A decisão de ter filho não cabe a mais ninguém além de você, afinal, seria você que ficaria por tempos sem dormir, que teria uma boca para alimentar, uma criança para educar e mudaria sua vida toda pela frente, estaria presa à criança. Eu também decidi não ter filhos, tenho 28 anos, sou casada há 2 anos e vira e mexe escuto cobranças de filhos. No começo eu respondo calmamente e educadamente que não quero ter filho e se a pessoa insistir ou ficar fazendo piadinha (mesmo que seja família) eu já sou grossa e falo: “Já disse que não quero e que não vou ter. Arranje um filho (ou mais um filho) para você e pare de encher meu saco” ou “tudo bem, vou ter um só porque você quer e quando nascer vou deixar as noites contigo e te passar as contas dos gastos dele para você pagar, ok?”. Não permita que ninguém te pressione, que te desrespeite e que interfira nas suas decisões. Só você pode dar um basta nas pessoas que fazem isso com você! Abraço.

Moon
3 years ago

Olá! Não é sempre que eu respondo desabafos deste site, mas há uma coisa que quero deixar claro para tí e que quero que toque teu coração. Eu fui uma filha indesejada de minha mãe,ela no início queria ter uma filha e conseguiu o que queria, mas no meio da gestação ela quis me abortar. Se arrependeu do feito. Durante toda a minha vida ela deixou seu arrependimento claro para mim e, por conta disso, hoje em dia não nós damos nada bem. Saiba seguir seu próprio caminho e suas próprias escolhas. Se queres amar tua filha ou filho de verdade, opte por esperar sentir a hora certa e verás que não esperou em vão. Deixe claro quem és para todos ao seu redor. Teu namorado te ama do jeito que és e deves se sentir completa por causa disso. Ele sim merece sua atenção e carinho. Um dia você irá tirar suas próprias conclusões se queres ter um filho ou não.

Kagura
3 years ago

Acho graça dessa gentalha que quer que os outros tenham filho, mas vai você pedir um favor por causa da criança que todos vem com quatro pedras na mão, principalmente quando se trata de uma mãe. A verdade é que hoje, as condições ideais para ter filhos pouquíssimas pessoas tem. O combo dinheiro + saúde mental + responsabilidade não é para qualquer um. Aí falta um e outro e o resultado a gente vê aí em um monte de criança desassistida, sem acesso ao básico como educação e comida. Não ceda às pressões. Não estrague sua vida nem a de uma criança. As mulheres que amam seus filhos mas odeiam ser mães são muitas, estas dariam tudo para voltar atrás e na maioria das vezes são silenciadas porque odiar ser mãe ainda é um tabu nessa sociedade primitiva. Mantenha-se firme na sua decisão. As pessoas tem que ter consciência de que se for nascer, é uma vida e não um enfermeiro/cuidador garantido.

Nana
3 years ago

Respeito sua opinião e acho que o direito de decidir é seu e em comum acordo, de seu companheiro, porém, não se espelhe nós exemplos ruins para decidir. Os maus exemplos, servem para que possamos fazer melhor.
Também não tive pais presentes, sempre quiseram o melhor para mim, mas deixaram muito a desejar no quesito, presença e responsabilidade, principalmente nos estudos, pagavam uma boa escola, mas não sentaram comigo para fazer a lição de casa, quando as notas baixas chegavam, eu apanhava.
Hoje tenho dois filhos e mesmo, eu e meu esposo, trabalhando o dia todo, temos um compromisso grande em ajudar eles nas atividades diárias, saber como foi o dia dele, sair, passear, conversar.
Sou uma mãe presente e responsável, mesmo com o pouco tempo que me resta!
Não estou com isso, querendo convencer você do contrário, como eu disse, é uma decisão sua, mas não deixe que essa cobrança e os exemplos que não deram certo, fazer você bater o martelo. Particularmente, acho que uma vida sem filhos é incompleta, é como uma árvore que não dá frutos.

Andréia
3 years ago

A decisão é sua,a vida é sua seu namorado aceitou sua decisão, família não tem que dar palpites,para esse trauma que você tem aconselho fazer uma terapia,faz muito bem,viva sua vida do jeito que quer e achar que está feliz,bjs boa sorte.