Quero desistir de medicina!

Sou uma jovem de 20 anos. Sempre amei estudar, desde que me conheço por gente, sentar e estudar a respeito de qualquer assunto nunca foi um sacrifício para mim. Por consequência, sempre fui uma boa aluna e tirei boas notas na época de escola, acho que foi por isso que cresci ouvindo “se continuar assim, você vai ser médica”. Provavelmente de tanto escutar acabei acreditando que era isso o que eu queria. Venho de uma família sem muitos recursos financeiros, então decidi levar o ensino médio a sério porque jamais teria dinheiro para pagar uma faculdade de medicina. E foi isso que eu fiz. No último ano do ensino médio consegui uma bolsa para fazer cursinho de graça. Resultado? Passei para medicina em uma federal na minha primeira tentativa. Eu estava feliz. Meus amigos estavam felizes. Os meus pais? Eles estavam deslumbrados! Nenhum dos dois tiveram a oportunidade de terminar o ensino médio mas agora tinham a única filha cursando medicina.

Hoje, prestes a começar meu 3 ano eu simplesmente não estou feliz. Não estou satisfeita. Sei que não é a medicina que vai me fazer feliz e não é um sentimento só meu. Conheço pessoas dá minha sala e até de anos mais avançados que perceberam que não é isso o que querem dá sua vida mas que assim como eu, não querem dar o braço a torcer e desistir do curso.

Simplesmente não tenho coragem de dizer aos meus pais que não quero ser médica! Estou tentando empurrar com a barriga e me formar mas enquanto isso, estou infeliz e sinto que estou perdendo minha juventude com a cara enfiada nos livros!

Estudar já não é mais um prazer para mim e sinceramente, gostaria de não voltar para faculdade.

Não tenho tempo para nada é minha vida se resume a faculdade (e mesmo me matando de estudar, não significa que estou indo bem em todas as matérias!)

Até quando eu estava conciliando o terceirão a noite, o cursinho a tarde e o trabalho de manhã minha vida social era mais ativa do que é hoje! Sinto que meu futuro está fadado a ser a típica médica mau humorada e infeliz que eu tanto julgava.

11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius
4 years ago

Jovem, se você desistir agora, pode apostar, você vai se arrepender e muito no futuro. Todo curso de 3° grau é assim, essa loucura toda. Ainda mais Medicina. Não desperdice essa chance de ouro que você tem nas mãos. O tempo passa rápido, e você vai colher os frutos que serão muito doces pouco tempo depois. Força aí, vai por mim.

Milenna Andrade'h
4 years ago

Bom na minha opinião é uma uma coisa incrível. se eu fosse vc, eu não terminaria os estudos assim .. Porque hoje em dia está muito difícil conseguir empregos? então se eu fosse você eu pensaria melhor antes de desistir. Para depois, não se arrepender! Bom mais já que você está insatisfeita fazer o que? Bom a minha opinião EU dei .. agora você vê o que faz .

Simplesmente Alguem!!!
4 years ago

Olá!Imagino o que está se passando,mas não desista,todo curso tem seus momentos tensos,ainda mais medicina!Meu sonho sempre foi ser médico,mas não tive essa oportunidade que você esta tendo,por isso optei por Direito,hoje sou bacharel em direito,e não consigo nada na área.OAB cada vez mais difícil de se passar,um caminho que não recomento a ninguém!Por isso peça a Deus que lhe de forças,vc irá conseguir e será uma ótima profissional,e acima de tudo,terá seus pais radiantes de orgulho!Tudo de bom a vc!

Roberto
4 years ago

Se você gosta de fracasso então desista e seja ninguém na vida! Você tem o que muitas querem. e está jogando no lixo. Você está estressada tire uma folhinha rápida.

ana
4 years ago

Eu penso que vale a consciência social, pois esses recursos que você está utilizando da gratuidade dos seus estudos, estão sendo pagar também por contribuintes pobres e que adorariam melhorar as suas chances, podendo estudar em uma faculdade pública, portanto, se você tem esse sentimento de desejar mudanças na sua vida, largue essa faculdade e vá atrás dos seus outros projetos de vida. Haverá dois pontos positivos, o primeiro é que você estará economizando para os cofres públicos, em segundo lugar que talvez seja o momento de pensar o que você gosta de fazer realmente e se dedicar a esse projeto. A minha prima é engenheira formada, mas passou a ganhar dinheiro sendo maquiadora e a mesma realiza esse trabalha com alegria. Se você está sentindo que a sua vida está sendo monopolizada pelos estudos, quando estiver trabalhando será a mesma coisa, senão pior. Dependendo da especialização que você for escolher, terá que trocar a noite pelo dia, trabalhar nos feriados, finais de semana, em datas comemorativas, na área afetiva terá que encontrar pessoas do mesmo DNA de interesses de carreira ou um cara bem compreensivo com a sua profissão, pois o seu tempo será curto também para poder se relacionar, enfim precisa simplesmente AMAR essa profissão para assumir essas responsabilidades e não se lamentar pelas perdas de alguns aspectos da sua vida pessoal

yara
4 years ago

Pense ainda que terá que lidar não apenas com as exigências técnica da função, mas também com seres humanos, os quais levarão para você toda a sua carga emocional, a sua ignorância para compreensão dos fatos pertinentes ao controle da sua saúde, terá que lidar com situações de descontrole, tanto do paciente como dos seus familiares, com o ego dos estrelões da medicina, terá que participar de Congressos ou reciclagem e que representará bem menos tempo livre e muitas situações extras. Segundo o meu amigo que é médico, não é só 6 anos e +residência, mas são de 10 a 12 anos no mínimo de investimentos e dedicação completa. Pense bem e decida a sua vida por você e não pela cabeça dos outros.

valeska
4 years ago

se forme, termine esse curso e depois busque outra coisa

Magda
4 years ago

Meu primeiro conselho: desista já, você jamais seria uma boa profissional como médica, vc, não quer, você não tem vocação e lidar com vidas, pessoas doentes, mutiladas, sofridas, carentes, com dores, precisa ter vocação,precisa realmente querer, precisa se entregar, sacrificar finais de semana, sacrificar noites de sono, natal, páscoa, casamentos, festas, ser médico é viver em função do outro minha querida. É uma profissão linda porque você estará cuidando de” vidas”, zelando pela vida..entendeu? Então, desista hoje mesmo.

Segundo conselho: como percebo que você não está madura para assumir grandes causas, e tem necessidade de sair, se divertir, curtir, porque, aliás é normal por causa da sua idade, então vá.aproveite a vida e quem sabe lá na frente você realmente descubra sua verdadeira vocação.

Domingas
2 years ago

Olha o curso de medicina no meu ver é o único que não vai te deixar desempregada, paga-se muito bem em relação ao Direito por exemplo e outras areas, no entanto se você está percebendo que medicina não te faz feliz, parabéns por ter tido a coragem de admitir, não que signifique fraquesa, mas inteligencia, escolha outro curso ou outra atividade que te agrade o quanto antes, sei que o mais dificio é ter que ouvir a opnião dos pais, falo por experiencia propria de bacharel em direito, pois minha area era a saúde.

Medica
2 years ago

Reflita, de verdade, o que você gosta.
Sua história e incrivelmente a xerox da minha.
Eu fui empurrando, no meu caso, tive que trabalhar muito porque era eu por mim apenas. Filha de dois miseráveis, tive que estudar e trabalhar muito.
Me especializei.
Foram mais de 10 anos de banco de escola, e eu fiz tudo esse período por escutar terceiros me dizendo: “ é assim mesmo, ao menos médico tem emprego”.
“ você vai largar tudo que investiu?”

Hoje, 12 anos que peguei diploma de graduação, trabalho apenas 24 hs semana, porque mais que isso eu adoeço. Medicina brasileira adoece qualquer médico. No mínimo louco, fica.

Estou estudando para concursos em área administrativa, porque sendo médica, não existe possibilidade de ter uma vida saudável.

Seja feliz. Isso que importa. Boa sorte.

MilitaryGirl
4 months ago

(;obq[~.) Olá, eu da Ucrânia, estou procurando opções de realocação, se você quiser me ajudar, aqui minhas fotos e vídeos: >>>ujeb.se/7LUqxi