Insistir na medicina ou desistir

Terminei o meu ensino médio em 2012, desde então venho tentando passar no curso de medicina. Sempre fui um aluno regular e quando quis sempre tirei boas notas, entretanto não sei se o fato de somente ter decidido a profissão que queria seguir no segundo semestre do meu útimo ano do ensino médio me prejudicou e implicou na situação que estou hoje. Já tentei de tudo – estudar sozinho, cursinho, aulas online e vários métodos de estudos possíveis. Mas parece que nada dá certo e não consigo evoluir. Já vi colegas que inclusive me admiravam e achavam que eu estava perto de passar, serem aprovados e eu continuo “estagnado” aqui. O sentimento de frustração é muito grande, pois minha nota me permite passar em todos os cursos que a universidade federal a qual almejo oferece, exceto medicina. A pressão que essa situação gera em mim é tão grande e o sentimento de incapacidade só cresce, tanto que no útimo ano prestei para engenharia química na federal com a perspectiva de cursar e continuar estudando para passar no que realmente quero (medicina), por sua vez fui aprovado, como já esperado, mas vejo que não é algo que quero, não me sinto feliz. Fiz isso como uma forma de dar uma satisfação para minha família e me sentir útil. Só que o sentimento é contrário, me sinto um inútil. Já estou com 25 anos e não sei se ainda consigo, foram tantos fracassos que duvido de mim. Sinto que tenho capacidade para chegar lá, mas parece que tem algo que me impede, como se faltasse algo. Não sei o que faço. O tempo só passa e cada vez mais o desespero e o medo do fracasso bate.

0 0 votar
Avaliar Desabafo
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Luanns
8 days ago

Entendo essa pressão. Mas entenda uma coisa, tudo que você fez até hoje é muito. Isso mesmo, tudo que você fez até hoje é muito mais do que a maioria das pessoas que quer medicina. Você está muito próximo da linha de chegada do que da de partida. Falta pouco, aguente firme. E você ainda está novo, só não cometa o erro de com 35 anos falar o seguinte “odeio meu emprego, deveria ter estudado para medicina quando eu tinha 25”. ESTUDAR É PRIVILÉGIO, ninguém poderá tirar esse conhecimento de você no futuro e você não e irá se arrepender!

Amiga
8 days ago

Olha, primeiro você tem que ver se a medicina é para vc mesmo, para isso tem que ter dom, faça um teste vocacional, você disse que se sente infeliz passando em engenharia mas você nem cursou, desculpa mas não dá para falar que você não gosta de algo sem nem ter começado, você tá com uma cisma com medicina e sinceramente: o tempo passa rápido, daqui a pouco você tá com 30
e não progrediu em nada porque continua cismando com algo que ainda não conseguiu, porque não começar algo e ir tentando medicina em paralelo?

Sincero d
8 days ago

Tenho amigos que levaram 8 anos para conseguir entrar e depois que conseguiram foi ótimo, estão com a vida resolvida, pois no Brasil só duas profissões você nunca fica desempregado (médico e professor).
Você é jovem, tem apenas 25 anos, continue insistindo no seu sonho, tem pessoas de 40,45,50 que não sabem o que quer. Continue a frente do objetivo, mas durante esse tempo se ocupe com outra profissão ou ocupação.
Uma sugestão que posso te dar é tentar primeiro para enfermagem,radiologia ou farmácia e depois para te dar rodagem para medicina e você ficar no mesmo metiê.

Rafa
7 days ago

Lembre-se daquela frase: só não passa quem desiste. Se é realmente o que você quer, vá atrás. Talvez repense sua forma de estudar, pode ser que essa que está usando não de certo para vc. Vi gente entrando em medicina com 40 anos e são excelentes profissionais hoje, então não se preocupe tanto com a idade. Pensa que é melhor insistir mais um pouco no que gosta do que fazer outro curso, ter outra profissão, e lá na frente se arrepender

Micheli
6 days ago

Como você está se sentindo tão mal meu conselho é: preste um vestibular para um curso noturno, pedagogia, por exemplo, para ter aquele consolo sabe “se tudo der errado pelo menos tenho um na mão”, é um curso que você terminando já te abre inúmeras portas e, principalmente, te alivia a mente para seguir na luta pela medicina. Faz o curso noturno e durante o dia continua correndo atrás do seu sonho, numa dessas você passa, tranca o curso noturno e vai seguir seu sonho. Vc está muito focado nisso e entrando numa “noia” daí seu rendimento vai lá embaixo, ouvi dizer que para passar em medicina você tem que acertar 95% da prova, então é bem complicado msm.

lyth
6 days ago

(,)acontecem porque devem acontecer, O que você aprendeu nesses oito anos tentando? Como você amadureceu como pessoa? Você acha que se tivesse passado quando tinha 18 anos seria um bom profissional? A sociedade inventou de que o jovem bem sucedido sai do ensino médio passando direto na usp, fizeram glamourização de criança que não viveu a juventude por causa de ideais egoístas e sádicos. Não siga essa linha senão você só se machuca.
Você está vivendo e tentando e é isso o que importa. E por último e não menos importante: Se você está tentando há oito anos é porque tem apoio. Continue no caminho, sua hora vai chegar
Força! Bjs

Botão Voltar ao topo