Minha sobrinha não gosta de mim?

Oi gente, gostaria de uma ajuda a respeito da minha relação com minha sobrinha, ela tem 5 anos e eu 21. Vou contar o que está se passando entre nós e sério mesmo, preciso de ajuda.

Assim, eu e ela antes não tínhamos muita convivência juntos, porém um 1 ou 2 meses atrás a minha irmã veio morar aqui perto de onde eu moro, e assim comecei a visitá-la e com isso passei a tentar conversar e brincar com a minha sobrinha. E nesse tempo notei que ela não gosta de conversar comigo, nem de dividir qualquer coisa, a mãe dela ou o irmão de 12 anos tem que falar para dividir. Ai ela faz, mas com má vontade, mas isso foi no mês da mudança.

Mas depois de um tempinho ela passou a conversar e brincar comigo (pouco), mas há vezes em que ela me trata meio mal e fica com raiva de mim, motivo? Não sei, por que nunca lhe fiz mal algum, sempre a tratei muito bem. E olha, uma coisa engraçada, nós fomos a casa da avó dela e quando estávamos lá assistindo TV ela me disse algo assim “Eu não gosto de você” (já havia dito isso antes, mas disse que era brincadeira) tipo, foi do nada e ficou com raiva e saiu perto de mim e foi se sentar do lado do irmão. Isso me deixou bem para baixo, fiquei angustiado. E já que ela não gostava de mim, segundo ela mesma, eu tive a ideia de ir na casa da minha irmã no dia seguinte e lá ignorei minha sobrinha por um bom tempo, dei atenção todo mundo ali até para o cachorro que eles tem, mas para ela não. Ai no mesmo dia, a mãe dela disse que ela havia dito que eu estava com raiva dela e ela ficou triste, mas eu nem estava com raiva.

Resolvi falar com ela, e ela começou a sorrir muito, ficou bem alegre. Assim, isso é muito doideira, ao mesmo tempo que gosta parece que não gosta, ela gosta. Não entendo ela.

Parece que ela tem um tipo de bipolaridade ou é mal educada mesmo já que vejo que minha irmã não parece ter dado a devida educação a ela, por que tem hora que ela faz birra e, é manhosa. Semanas atrás (mês de Julho) ela estava me tratando tão bem, me abraçava, beijava na bochecha e até fala que se fosse para morar em algum lugar que ela ia morar comigo e já ia me esquecendo, quando não ia lá uns dias, ficava me procurando e perguntando por que não estava indo lá.

De todos os tios dela, eu sou o tio que dar mais atenção para ela, empresto celular (mesmo com medo dela quebrar), brinco com ela mesmo tando cansado, mas ela esses dias vem me tratando mal de novo, ela me chama para brincar, mas vejo que ela está meio assim comigo, mais fechada.

E nesses dias, eu percebi que o irmão dela parece ter ciumes dela brincando comigo por que na quarta-feira eu fiquei cuidando deles e o irmão dela ficava chamando ela toda santa hora falando quando que ela estava perto de mim na coizinha falando que estava me incomodando, mas nem tava. Foi a partir daqui que ela começou a mudar mais seu jeito comigo, como havia dito acima.

Depois dessa longa história, o que devo fazer? Me sinto meio que sendo usado por ela, já que ela me trata assim, e isso me deixa bem triste e pensativo. Já tentei conversar com ela, mas é meio complicado, pois ela não me responde direito e também talvez seja por ser uma criança sei lá.

0 0 votar
Avaliar Desabafo
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Observador
1 month ago

Vc não comentou do seu cunhado. Quando a ausência paterna se deu ou ocorre nos cinco primeiros anos, isso marca muito a criança (dito por um padre que era psicólogo, também). O que justifica essa suposta bipolaridade dela: não esteja tendo desenvolvida a referência paterna! O “não dividir o que tem” pode estar atrelado ao sentimento de perdas que ela já tenha levando a desenvolver o individualismo. Uma terapia póssa estar se fazendo necessária à ela!

Michely
1 month ago

eu creio o seguinte, não haja como criança, tente ser amoroso com ela mesmo que ela não seja com vc, ela só tem 5 anos e amor é algo que vai se desenvolvendo. Vi muita infantilidade da sua parte ao tentar se igualar no comportamento com ela. Cara, dê amor, seja bacana, brinque, uma hora ela vai te amar tanto que você nem vai entender o motivo.

Nana
1 month ago

Ela só tem 5 anos, criança nessa idade não tem noção de regras da sociedade, não sabe que ser simpático e educado faz parte das condutas de bom convivência age segundo suas emoções, por isso choram, tem crises de birra, as vezes são grosseiras,Mas é obrigação dos familiares já ir educando, principalmente os pais, colocar de castigo, repreender, porque só assim elas aprendem.
Eu em seu lugar daria tempo ao tempo, fazia seu papel de tio, mas não esqueça de também ensinar que é importante ser educado e agradável, se correr solto ela não vai agir assim só com você e sim com todos.

Isabela
1 month ago

Vc tem bom convívio com sua irmã? As vezes ela fica com raiva do nada porque ouve algum parente falar mal de você constantemente, e aí a criança absorve aquilo, as pessoas pensam que não mas as crianças de hoje em dia entendem muita coisa, no demais tenta sentar e conversar que acho que vai parar, tenta ensinar que não é legal ela te tratar assim

Sincero d+
1 month ago

Larga de ser bobo. Você é jovem ainda e a menina é uma criança de 5 anos, está ainda se identificando com as pessoas.
Quando você começar a ganhar dinheiro, conquistar seu espaço e dinheiro, dar presentes, as coisas vão se alinhar por si só. Vão até puxar seu saco. Enquanto isso, dê tempo ao tempo e seja menos dramático.

mia
18 days ago

O observador disse tudo eu também levaria ela no psiquiatra sua irmã esta tanto ocupada com as tarefas ,que não percebeu que a ausencia do pai afetou psicologicamente a menina.Pode ser que ela esta com ciume de você e não sabe identificar.

Botão Voltar ao topo