Minha irmã não trabalha

Há mais ou menos 2 anos minha irmã se separou do marido. Ela acabou ficando com alguns problemas de saúde, e quis continuar morando no interior não quis vir voltar para casa dos pais ou morar em algum lugar aqui por perto.
Desde que ela separou, eu ajudo ela financeiramente uma vez que ela estava doente e não podia trabalhar. O que ela faz para tentar se sustentar é o trabalho de manicure, o qual ela sabe que não dá para se sustentar.
Por 1 ano e meio eu ajudava tranquilo, afinal é minha irmã. Só que tem 2 anos e meio que a ajudo, somente eu e ninguém da família ajuda. E eu já estou cansado. Tenho minhas contas para pagar, e ainda tenho que ajudar.
Já conversei com ela, disse para trabalhar e largar o trabalho manicure, mas infelizmente não adianta. Minha mãe também colabora para que ela seja assim, fala que ela está sozinha, doente, e não pode trabalhar fora, mas pode sim. Se ela trabalha como manicure e vai até atender clientes como não pode trabalhar fora?
Fico em uma situação complicada. Eu não ganho mal, mas chega uma hora que cansa. Principalmente porque agora minha renda diminuiu, e ainda ter que ajudar outra pessoa por tanto tempo fica difícil.

6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Observador
2 months ago

No “alto” dos meus 56 anos, aprendi é que quem sempre ajuda, acaba, ficando depois, apenas consigo! Quando tive crise hipertensiva, dependi de taxi, para ir ao hospital e meu irmão morando em rua paralela a minha e se mora aonde mora é porque o dono da construtora relevou eu comprar apartamento na mesma época, já que meu irmão morava numa área que popularmente chamam de “inferninho”! E a profissão de manicure exige muito da coluna, já que também nem sempre a mulher pinta as unhas, apenas das mãos! Ao mesmo tempo, que o que recebem de pagamento é difícil para passar o mês, como se diz!

Luann
2 months ago

Isso é uma vantagem, sabia? Deixa ela atuar na sua casa como uma empregada doméstica não remunerada. É melhor do que você gastar um salário mínimo todo mês com uma pessoa estranha e que pode te processar no futuro

Isa
2 months ago

Vc não é obrigado a manter sua irmã… se ela fosse incapaz de trabalhar ela poderia pedir auxílio do governo como bcp ou loas etc… como você disse que ela atua como manicure ela pode trabalhar então ela não vai conseguir nenhum auxílio do governo pois eles só dão para incapacitados mesmo… eu no seu lugar cortaria o dinheiro que dá, porque enquanto você ficar mantendo ela nunca vai se mancar de trabalhar… corta a ajuda e pronto… ela pode muito bem arrumar um emprego

Matheus
2 months ago

Ela só vai correr atrás de dinheiro quando ela ver que não tem mais dinheiro, enquanto continuar fornecendo dinheiro continuará acomodada

chiva
2 months ago

Não se justifica ficar mantendo uma mulher adulta em idade produtiva para trabalhar. Existem diversas profissões as quais ela poderia se dedicar, inclusive sem precisar sair de casa, mas como tem um irmão que se sujeitou a ser o seu provedor, evidentemente a fez se acomodar nessa situação. Não sei se você é solteiro, mas dificilmente uma parceira iria tolerar conviver com alguém nessas condições, se ela fosse fosse uma criança, é até compreensível, mas sendo uma mulher adulta não faz o menor sentido. Se a sua mãe superprotetora é conivente com esse tipo de situação, nesse caso ela que a custeie e a chame para morar na sua casa e se você for esperto deverá pular fora e procurar o se próprio espaço para viver, pois sinto te informar, mas enquanto você estiver por perto, a sua irmã sempre irá ficar dando um jeito de se escorando em você e ainda pedindo ajuda da sua mãe, que naturalmente tem coração mole. Se o casamento dela não deu certo, também não é seu problema, mas tem que exigir desse ex uma pensão de alimentos, pois até desempregado por lei é obrigado a pagar pensão, se ela se encontra em uma situação de vulnerabilidade financeira. Traga ela para a realidade e não afrouxe.

salete
6 days ago

eu também não trabalharia com uma irmãzona como você. ACORDA CAPIVARA!!! deixa de ser otária! ela está te usando.