Me sinto travado na vida, 22 anos nunca trabalhei

Comecei uma faculdade com 17 anos (nutrição) sob influência dos meus pais, fiz um ano e larguei, meus pais ficaram passados, porém eu realmente odiava este curso.
Daí fiquei dois anos estudando e passei em uma faculdade na área de TI, sempre me interessei muito por tecnologia e estou muito feliz com o curso.

No entanto vejo todos os meus colegas e amigos conseguindo estágios e oportunidades e eu até agora nada.
Meus pais fazem muita pressão para que eu consiga um emprego, atualmente além da faculdade estou estudando para um concurso público da aeronáutica (que envolve tecnologia).
Quando contei para os meus pais que pretendia prestar este concurso, eles deram risada, disseram que eu não conseguiria passar e mesmo que conseguisse eu não iria nem terminar o período de internato no quartel.

Meus pais me enxergam como incapaz, fraco e burro, apesar de eu sempre ter tido um excelente histórico escolar e me destacado em várias atividades durante minha infância e adolescência.
Eu poderia passar o resto da minha vida tentando ter a aprovação deles, porém tenho a mais absoluta certeza de que seria um esforço inútil, não vou gastar minha energia tentando mudar a visão que eles tem sobre mim.

Quero sair da casa dos meus pais, ou melhor, quero sair da vida deles e construir minha própria vida sozinho.
No entanto não tenho nenhuma experiência profissional nem curso profissionalizante que interesse um empregador, estou a meses enviando currículo pela internet e nos mercados próximos a minha casa. Não recebi retorno até o momento.

Estou travado, não consigo arrumar emprego e tenho medo de que quando conseguir, terei que continuar de baixo da asinha dos meus pais por mais alguns anos.
Pois até onde pesquisei, para conseguir morar sozinho e ter minha independência de maneira confortável, teria que conseguir um trabalho que pagasse no mínimo dois mil reais e eu nem estou conseguindo um que pague um salário mínimo.

Não sei se devo focar em estudar com a esperança de passar em um concurso público, ou continuo enviando currículo na esperança de conseguir um emprego que pague um salário mínimo.
Odeio ter que ficar só na esperança, estou fazendo o possível para tentar mudar minha realidade, mas parece que quanto mais eu me esforço, mais eu me encontro de volta no mesmo lugar. Estou travado.

Etiquetas
nunca trabalhei
0 0 votar
Avaliar Desabafo
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ogaiht
11 months ago

Irmão, inicialmente você é MT novo, ainda não é formado e o início realmente é MT difícil. Te aconselho a fazer um inglês, sua área exige demais. Após, formado e com os cursos concluído, portas irao se abrir. TI é um mercado bem vasto. Se você for bom no que faz terá mts oportunidades. Não desanime, continue mandando currículo, estudando que uma hora aparece. Concurso é super interessante, mas na sua área são vagas muito limitadas, mas não é impossível. Outra opção tentar qualquer concurso e migrar para sua área. Fiz concurso para área policial e hoje trabalho internamente na área que sou formado. Essas oportunidades aparecem. Paciência e foca. A vida segue. Você vai chegar lá.

alguém
11 months ago

Mediocridade profissional é passar 20 anos no mesmo emprego,sem perspectiva de crescimento na empresa e sem capacidade de conseguir outro emprego

Diego
11 months ago

Cara, você estuda o que.programação?
Se não tem experiência, tenta achar alguma coisa na workana ou na 99freelas, vai fazendo freelas, aprendendo e guardando um $$

Ana Paula
11 months ago

Você e milhões de outros jovens estão na mesma situação, inclusive o meu filho que tem vinte e cinco anos, já graduado, pós-graduado, com diversos cursos de especialização em informática, mas que também está na estaca zero da sua vida profissional. Infelizmente algumas áreas estão mesmo mais difíceis a contratação e se não tiver estágio a situação piora ainda mais. O que você deveria fazer é procurar trabalhar no que aparecer, enquanto não surge uma oportunidade que se encaixe melhor nos seus planos. Profissionais com excelente nível de especialização, estão seguindo esse mesmo caminho, em vista das suas dificuldades de uma recolocação.. Não se esqueça que entre os anos de dois mil e treze e quinze, centenas de milhares de empresas fecharam as suas portas, gerando esse elevadíssimo desemprego e infelizmente irá ainda demandar muitos anos pela frente para se tentar recuperar a economia. Tem empresas que só para o projeto sair do papel, demanda anos, inclusive a do segmento que eu trabalhei, que para a minha infelicidade também fechou.

Rapunzel
10 months ago

Continue estudando para concursos, pode demorar para sair edital e etc, mas se você gastar suas energias com empregos que pague um salário minha só vai te estressar atoa porque ainda vai estar na casa dos seus pais. Falo isso por experiência de amigos.

Tiago Correia
6 months ago

Trabalho numa academia onde formamos novas pessoas e tenham a possibilidade de ganhar dinheiro usando apenas internet e o telemóvel.
Se tiver algum dinheiro inicial para investir (uns 400€), recomendo-lhe esta formação.
Responda a este post para lhe ajudar.

Botão Voltar ao topo