Lésbica, Casada a 10 anos e minha mãe veio morar conosco

Sou lésbica é casada há 10 anos. Tenho um excelente casamento e minha esposa é super compreensiva e me ajuda bastante com minhas relações familiares. A 1 ano e meio minha mãe começou a morar conosco. Devido a ser sozinha e ter alguns problemas de saúde achamos por bem que ela ficasse do nosso lado. Sofremos um acidente de carro antes de nos juntarmos e ela foi muito importante na nossa recuperação. Atualmente ela não tem trabalho e não tem como se aposentar, devido a pandemia também passa muito tempo em casa e como nós passamos o dia todo fora ela acaba sozinha em casa sem nada para se distrair. Devido a solidão de muitos anos percebo muita dificuldade em ela aceitar opiniões e constantemente temos discussões bem acaloradas pois ela por não ter argumento sempre encontra pontos que me machucam, como lembranças do passado, para jogar na minha cara nas discussões. Percebo que ela não tem amigos e também não faz questão de ter, vive isolada e para ela todas as pessoas é que tem problemas, sempre fala mal de tudo, põe defeito em tudo, nada e do agrado dela e na verdade só ela sabe o que fazer e como fazer. Isso me irrita bastante me deixa triste e vejo que minha esposa fica bem triste por não poder me defender, já que criaria um clima maior ainda em casa. Não sei o que fazer pois parece que ela não aceita o meu amadurecimento, todo que falo para ela não tem valor, minhas opiniões são descartáveis facilmente. Isso acaba gerando em mim muita tristeza por ter feito tudo para estar juntas e agora não conseguirmos nos entender. Me ajudem

5 1 votar
Avaliar Desabafo
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Isabela
5 months ago

Bom acho que nesses casos é difícil você tambémm tem que aprender a conviver com o jeito que ela quer levar a vida, se ela quer se manter sozinha e isolada, sem amigos é porque ela escolheu isso e não quer mudar, acerca das coisas que você faz na sua casa acho que tem que ter um limite e ela te respeitar já que está de favor na sua casa, agora acerca de como ela leva a vida é com ela, tem pessoas que não gostam realmente de ouvir opinião e ela não é obrigada a acatar o que você acha. Também acho que sua esposa não deve se meter porque é relação mãe e filha, vocês podem se xingar mas devido a esse vínculo vão acabar se acertando e quem fica mal é ela então ela tem que se manter assim e não se meter em nada, quem tem que se defender de algo é você mesma. Se você tiver algum irmão ou algum parente seria bom tentar fazer com que sua mãe fosse viver com essa pessoa, do contrário se ela continuar dizendo que tudo que você faz é errado na sua casa, você vai ter que sentar e falar para ela entender que na sua casa quem manda é vc, isso aí não tem conversa, ela tem que respeitar e ponto

ana julia
5 months ago

Vc tem que encontrar uma solução urgente para que a sua mãe tenha o seu espaço para viver. Não faz o menor sentido ela estar vivendo na sua casa, interferindo na sua privacidade, pois imagino o quanto está sendo difícil para a sua companheira ter que tolerar essa situação e é inclusive uma questão bem delicada para ela tentar ajudá-la a resolver, por ser sua mãe, mas bem no íntimo imagino o quanto ela está se sentindo incomodada. Esse é um problema que você terá que resolver se não quiser desgastar o seu relacionamento. Vc já pensou em colocar sua mãe em um hostel ou alugar um apto studio de 25 mts, cujo aluguel é bem acessível, fácil de dar manutenção por ser pequeno e que nada impede de ser em algum local próximo da onde você vive, para atender a sua mãe em uma situação de emergência. Ela está se acomodando em cima de você e essa situação tende a ficar cada vez pior, conforme a idade avança, portanto, ela precisa urgentemente a aprender a viver na sua autonomia e não depender tanto de vc. Já passou da hora de cortar o cordão Umbilical. Arrume esse imóvel para ela morar, o decore bonitinho e com paciência e respeito, explique para ela que você não irá abandoná-la, mas sim que você precisa ter a sua privacidade no casamento,

Sincero d
5 months ago

Se você tiver condições coloque em um lar de idosos. Se tiver condições medianas tente colocar em hotel de quitinete, se não tiver condições terá que aceitar e esperar o tempo melhorar ou piorar as coisas de vez.

MORFEU
5 months ago

Foque no que você pode controlar: seu comportamento. Entenda que sua mãe talvez não vá evoluir. Evolua vc. Não discuta com ela. Não deixe seu emocional ser abalado pelas coisas que ela diz para te ferir. Foque em seus objetivos apenas. Seja inteligente não tentando fazer com que uma pessoa idosa e “ignorante” te compreenda. Compreenda-a, respeite-a pelo que ela tem de positivo mas não desça ao baixo nível mental dela. Só assim você poderá viver em paz com sua mãe.

Naná
5 months ago

Olha, a falta de emprego traz mais problemas do que a falta de dinheiro, veja seu exemplo. Sua mãe é dependente de vocês financeiramente e emocionalmente.
Minha mãe ficou viúva a pouco mais de um ano, morando sozinho, mas numa casa boa e dela, esses dias, voltou a trabalhar na área dela, enfermagem, mesmo idosa, seu trabalho não tem contacto diretamente com casos de covid.
Ela está feliz, animada e com um outro estado de espírito. Talvez ela encontrando uma atividade, pudesse se distrair, o ruim é que parece não ter consciência de que estar ocioso, é tão prejudicial quanto a atividade laboral em excesso.

Yasmin
3 months ago

Meu pai gosta mais do meu irmão do que d mim..

Fran
1 month ago

Não sei como as coisas estão agora, pois já faz muitos meses do desabafo. Porém, acho que sua mãe precisa de terapia. Ela certamente guarda muitos sentimentos dentro de si e precisa colocar isso tudo para fora. Eu já fui contra esse papo de psicólogo, mas aprendi que em muitos casos é uma ajuda importante.