Dificuldade de fazer amigos na universidade

Eu acabei de entrar na universidade, e estamos na semana de calouros. No curso que escolhi não conheço ninguém e para piorar não fui ao trote, porque achei humilhante fazer as coisas que os veteranos pediram. Então não consegui fazer amizade com ninguém.
Ontem, teve palestra sobre o curso e lá me senti completamente sozinha, pois as pessoas já tinham formado as “panelinhas” e parecia que só eu estava sozinha naquele ambiente. Não tenho dificuldade de puxar assunto, a pesar de ser tímida, mas parece que as pessoas se cansam de conversar comigo. E quando percebo isso, não consigo mais conversar. Também não sou tão feia de assustar, eu acho. Porque será que não consigo fazer amigos?
Hoje vai ter um evento que os calouros devem participar, mas devido a um problema tive que faltar. Será que fiz mal? Não estou mais animada para frequentar esse curso. Não quero passar os meus 5 anos em solidão.
A minha amiga que faz outro curso me diz que a primeira semana é de fundamental importância para fazer amizade. Mas estou sem motivação para ir no evento de amanhã.

8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fey
7 years ago

Tem que fazer um esforço não acha, realmente a primeira semana é importante para fazer amizades, momento de socializar no meio da turma.
Quanto não saber conversar, precisa aprender ser mais objetiva, suficientemente comunicativa, e não uma palestrante, pense sempre antes de falar.

Luiz Henrique
7 years ago

Passei pela mesma coisa,minha solução foi todo dia falar um pouquinho coisas superficiais com as pessoas que sentam perto mesmo elas tendo uma postura fechada,ao decorrer dos dias eu acho que elas acabam se sentindo mais confortáveis com você e assim que fiz meus amigos no curso,mas nem importa para mim pois posso estar conversando com 100 pessoas e mesmo assim ainda sinto que estou sozinho no mundo,minha dica pessoal é que você não crie expectativas das amizades que você fará pois pode não ser o que você espera,abraços.

Luiz Henrique
7 years ago

Passei pela mesma coisa,minha solução foi todo dia falar um pouquinho coisas superficiais com as pessoas que sentam perto mesmo elas tendo uma postura fechada,ao decorrer dos dias eu acho que elas acabam se sentindo mais confortáveis com você e assim que fiz meus amigos no curso,mas nem importa para mim pois posso estar conversando com 100 pessoas e mesmo assim ainda sinto que estou sozinho no mundo,minha dica pessoal é que você não crie expectativas das amizades que você fará pois pode não ser o que você espera,abraços

Gabi
7 years ago

Primeiramente as coisas vão fluir naturalmente,seja vc, antes ficar sozinha a ser uma pessoa fraca que anda com pessoas que não te deixam a vontade só para não ficar sozinha, e foca no seu objetivo, se formar, pare de se preocupar, as coisas melhores dá vida só acontecem, quando aproveitamos as oportunidades, faça o que está ao seu alcance o resto a vida, ou melhor Deus encaminha

Simone
5 years ago

Bah eu estou fazendo faculdade aos 37 ..Infelizmente não tive oportunidade de fazer antes..Para mim é motivo de orgulho apesar de estar a 15 anos fora da escola passei no enem..Mais infelizmente pla diferença de idade acabei sendo excluída dos colegas nunca tive problema de amizades muito Plo contrário sou bem extrovertida e comunicativa..mais meus colegas não querem Minh amizade porque aos olhos deles sou velha..pla primeira vez estou me sentindo excluída..E por mais que eu tente me aproximar eles relutam..Infelizmente até dos grupos de trabalho fui excluída tenho que fazer sempre sozinha

Lucas
4 years ago

Faço Med Vet, eu me sinto sozinho mesmo conhecendo muita gente. Não tenho amizade de verdade com ninguém, tipo é só superficial sabe falar para perguntar algo, se fez aquilo ou não e ponto. Não é aquela onde me sinto bem e sinto que eles sentem bem comigo, fazer parte do grupo, tem bom relacionamento de amizade, ter muitas conversas próximas e tals

Paulo
3 years ago

Panelinha sempre é uma porcaria em todos os aspectos, não importa a área ou o tipo de ambiente.
Acontece que algumas pessoas simplesmente não são merecedoras da sua amizade!
Cerque-se acima de tudo de pessoas que se preocupam com você, que te valorizam COMO VOCÊ É e que amam a sua presença. Jamais perca seu tempo com inutilidades. Para a felicidade, o tempo é como ouro!
Vou te dizer exatamente o que fazer para superar esta dificuldade, mas é preciso ter força de vontade.
Busque amigos, que possuam um caráter semelhante ao seu e que tenham os mesmos interesses em comum. Sim, sei que é difícil, mas uma hora encontra. Seja forte e não renda-se a amizades passageiras e sem essência, porque isso desgasta, cansa.
Sua auto-estima aumentará, se sentirá motivada a cada dia que passa e com isso não continuará mais sozinha. Já passei por uma situação muito semelhante a sua e foi assim que superei problemas como esse e outros obstáculos da vida social: Valorize as verdadeiras amizades. Fique com Deus