Vou fazer 26 anos, sem faculdade e nunca trabalhei

Bom, tentei ser aprovado no vestibular de medicina durante 8 anos.
Tive a oportunidade de passar em 2012 pois estava no auge do meu estudo.
Porém, não fiz o vestibular por medo.
Hoje vendo os colegas de classe todos formados e seguindo sua vida, e eu aqui parado.
Me foi dada uma oportunidade por intermédio dos meus irmãos ( tenho 2, ambos bem sucedidos, ganhando acima de 10 mil reais o que acaba me gerando uma pressão ), para fazer medicina no Paraguai. Contudo, não sei se realmente medicina é o meu sonho, como também, não faço ideia do que quero para minha vida.
Pedi tanto a Deus que me desse respostas as minhas perguntas.
O que devo ser nesta vida, ” Qual a minha missão ”, etc.
Me sinto um inútil, sou visto pela sociedade como um vagabundo que vive ás custas dos pais. Não tenho interesse em ir ao Paraguai, mas pelo visto devido as circunstâncias provavelmente eu irei, faz 4 dias que não como direito.

11 Comentários

  • eu 9 de março de 2018

    Amigo, sinceramente, é praticamente impossível vc já não ter passado no vestibular. Se a pessoa não passa pela inteligência, ela passa pela persistência. Com certeza acredito que fatores interferiram na sua preparação de modo que ou vc parou os estudos por um tempo ou acabou desistindo e indo fazer outra coisa. E o que preocupa é que, possivelmente, medicina não é o seu verdadeiro sonho. Vc até pode admirar a profissão e tals mas se fosse algo forte dentro de si, vc não teria dúvidas. Fico me perguntando se vc não estaria fazendo isso por status ou por pressão familiar. Vc já fez aqueles testes vocacionais? Vc já fez terapia para cuidar de si mesmo? Vc precisa encontrar as respostas dentro de si. E isso requer ajuda. Não tenha vergonha disso. Se eu fosse vc não me preocuparia com as críticas, afinal isso é Brasil: uma pessoa carregando um saco de cimento na cabeça tem mais “valor” do que aquela que fica horas estudando pra vencer na vida. Infelizmente, nosso país não valoriza o esforço pelo estudo. Busque ajuda rapaz. Entendo que a pressão é grande e que vc se cobra tbm. A sensação é que o tempo está passando e nada de perspectivas. Mas nunca é tarde pra vc (re)começar. Não guarde suas aflições somente pra si mesmo. Busque ajuda e apoio da sua família..

    Resposta
  • Michely 9 de março de 2018

    Concordo com o comentário, procure ajuda terapeutica. Uma sugestão, se estas tão perdido tente fazer a faculdade de processos gerenciais, não é muita coisa mas pelo menos é algo, estudar para concurso público tbm pode dar algum rumo para sua vida, tem cursinhos preparatórios e tudo, se faz um investimento mas se vc conseguir passar em algum concurso bom o retorno vem. Apenas comece algo, se coloque em movimento. Pelo jeito sua família é bem sucedida, pelo menos os seus irmãos, se vc tiver uma boa estrutura familiar, faça uma faculdade particular msm. O que não pode é ficar parado e reclamando das coisas, pelo jeito vc tem muito mais que muita gente. Siga em frente, animo e procure um psicologo, talvez vc tenha depressão algo do tipo! Fracassos fazem parte da vida!

    Resposta
  • Lu 9 de março de 2018

    Amigo, estamos (quase) no mesmo barco. Acabei de terminar a faculdade de direito e nunca amei o curso, nunca amei nenhum estágio que eu fiz (e trabalhei em escritório, empresa e área pública). Deixei passar uma oportunidade de emprego numa empresa grande e agora estou desempregada.
    E posso te falar? apesar de não ter amado nada nesse período da faculdade eu aprendi tanto. É tão enriquecedor conhecer pessoas novas, estar num ambiente de aprendizado, entrar no mercado de trabalho e experimentar o que ele tem pra te ensinar.
    Você ainda tem a oportunidade de ir pra outro país estudar. Tem noção do quanto isso pode ser enriquecedor pra você? Mesmo que vc não tenha certeza do curso, tenta, se arrisca, conheça outras pessoas, outras culturas… quem sabe vc goste do curso, quem sabe vc se depara com algo que faça seu coração bater mais forte?!
    Não se fecha pro mundo. Aproveita as oportunidades que vc tem. Encare seus medos.

    Resposta
  • João 14 de março de 2018

    Entendo vc, de certo modo estou em uma situação parecida com a sua, acredito que de certa forma temos que manter a calma, deixar os pensamentos ruins longe, e assim poderemos descobrir o que queremos fazer de verdade e sem medo, e como dito em outros comentários, busque uma ajuda terapêutica profissional.

    Resposta
  • voce vai se arrepender 25 de março de 2018

    Man, tenho 24 porem ja trabalhei, tenho 2 cursos técnicos e era minha vontade de começar arquitetura esse ano mas não deu, vou ver no meio do ano. estou desempregado sem 1 real no bolso nem pra comprar um rolon, estou a busca de emprego na minha area, o pior é que eu reprovei em duas entrevistas e quase me mato de tristeza, mas a vida vai melhorar. se eu fosse voce iria para o paraguai e nem olhava para traz, é um novo começo man, abraça e viva, voce tem sorte de alguem te ajudar eu não tenho nada, nenhum dos meus irmãos quer saber de mim, não nos falamos ha 6 anos até mais, olha eu queria ter uma oportunidade dessa, fico no meu quarto o dia todo e não tenho nem amigos.
    boa sorte.

    Resposta
  • lucas 26 de março de 2018

    Eu sei oque você está passando porque já passei por isso também. entrei na faculdade com 25 anos antes disso corri atras para ter outros estudos fiz um curso técnico pelo pronatec não paguei nada. fiquei dois anos no curso formei e queria muito entrar na faculdade. Decidi que queria ter um curso de graduação fiz o vestibular e passei em primeiro lugar. pesquisei na faculdade e fiz outra prova, passei e consegui uma bolsa de estudos de 50 % estou na faculdade aos 25 anos também e estou feliz. quando você disse isso Contudo, não sei se realmente medicina é o meu sonho, se você não sabe se realmente quer ser médica decida por outro curso mais se quer mesmo ser médica você vai ter que batalhar para entrar em uma faculdade de medicina publica porque particular para medicina e só rico que estudo. Lembra que a medicina tem um peso que você vai ser rico e bem sucedido mais não é bem assim. médicos ganham bem sim mais para isso trabalham muito também nada vem de graça nessa vida. você quer mesmo ser médico? corra atras faça todos os vestibulares possíveis e tenta entrar em alguma estude para o enem se dedica que o resultado aparece.

    Resposta
  • Si 20 de julho de 2018

    Eu te entendo. Passei por isso também. Sou médica hoje.
    Se eu pudesse voltar no tempo faria outra estratégia. Vou te explicar. Quando a gente tenta muitas vezes e não consegue, nossa auto estima cai muito. Sem acreditar mais em vc, com toda a sociedade te olhando com descrença, fica super difícil. A vida fica sem prazer, só pressão psicológica. Sua mente não relaxa mais. Nem se vc ganhar na mega sena vc fica muito feliz, pois dinheiro não resolve a decepção com vc mesmo.
    Hoje, que já tenho mais idade e a poeira do tempo assentou, vejo com clareza. Eu não sabia estudar. Não tinha técnicas boas e não teria sido fácil aprender. Demora pois são hábitos de foco e concentração. Se fosse hoje, eu teria dado um jeito de ter uma profissão, tipo vendas pela internet. Uma pequena fonte de renda, 2500,00 por mes. Um curso superior a distância. Enfim, um plano B. Mas um plano que não me roube tanto assim o meu tempo, de forma que eu ainda pudesse estudar. Pronto, diminuiu a pressão social, pais, irmãos , amigos. Aí tem que aprender um novo jeito de estudar. Eu gravo matérias e escuto áudios. Tem que se organizar e gostar disso. Assim como minha empregada ouve o pastor o dia todo, eu escuto matéria e gosto! Enfim tem que tirar a pressão de cima de vc. Do contrário, sua vida vai perder a paz e vc tende a uma depressão séria. Eu tive.

    Resposta
  • Giovanna 4 de abril de 2019

    Não se sinta mal por isso, cada pessoa é única e vai construir sua prórpia história de vida com a sua própria missão. Você ainda não descobriu a sua missão, não precisa de nenhuma ajuda terapeutica, Você precisa de você. Sente e medite. Pense. Não tenha medo dos outros e tenha coragem. Qualquer caminho que você escolher é o caminho certo.

    Resposta
    • tamiris 21 de agosto de 2019

      Vai logo para o paraguai, e pensa no que quer da vida estudando, se não for medicina, desiste e tenta outra coisa, o que não da é ficar parado esperando a vida te dar uma resposta, por que o tempo passa e a depressão chega, e um conselho, não pense demais.

  • Uberlândia 11 de agosto de 2019

    Tu pelo menos chego na faculdade mano.. eu to aqui sem estudar, sem trampar quase fazendo 25 anos e a única coisa que vem na cabeça é o suicídio.

    Resposta
    • Alex 6 de setembro de 2019

      não faça isso, mts pessoas de sucesso só entraram na faculdade bem depois dos 25, vc consegue, nada de suicídio vai em um terapeuta, estude, tente bolsas, arrume um emprego freelance até conseguir um fixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *