Minha imagem mudou e fiquei excluído

Lá para 2019, pouco antes da pandemia, eu pesava cerca de 98kg, tenho 1,96 de altura então sempre fui um homem magro. Nessa época eu chamava atenção de muitas mulheres, muitas pediam uma chance comigo e era sempre assim, na época eu tinha 22 anos.

Porém após uma longa quarentena eu engordei demais, chegando a pesar 140kg, então percebi que com o aumento do peso TUDO mudou, ninguém mais me olhava, não chamava atenção positivamente de mais ninguém, era praticamente um excluído da sociedade. Minha família INTEIRA me julgava, falando que eu estava horrível, que eu não poderia ficar daquele jeito pois era “desleixo”, até que voltei a fazer caminhada, comer coisas saudáveis e em questão de 5 meses eu voltei para o meu peso de 98kg e TUDO voltou ao que era antes, sempre recebendo elogios e a mulherada dando em cima.

Então percebi que só por estar acima do meu peso ideal eu era tratado praticamente como um animal.

O que aconteceu com a sociedade em relação a esse assunto? Por que tanto desprezo e ódio de pessoas fora dos padrões de peso?

7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Amanda
1 year ago

É a estrutura social! O que vemos como belo buscamos encontrar para termos status social e pertencemos a um determinado grupo social. Claro que quanto maior o nível mais poder a gente tem. Buscamos isso em profissões e também em parceiros.

Agora falando como bióloga, você tem que pensar que nós mulheres precisamos identificar em seu parceiro um homem saudável e “bom” para poder reproduzir filhos que vai adquirir bons gènes,. Agora, Se você aparece mau de saúde, capenga, Elas não vão te querer porque vc não está na lista de bom reprodutor,

Observador
1 year ago

Especialmente a Obesidade em si é atrelada a um contexto social de pobreza, pela falta de acesso a alimentação equilibrada! É algo semelhante ao que dizia minha tia: “A comida é caseira mas altamente gordurosa que leva a Obesidade”! A frase dela se referia ao marketing de muitos restaurantes para atrair clientela, já que caseiro traz a memória afetiva! E o grande desafio é conciliar “garfo” com “academia”: se tiver mamilos que se remetem a excesso de gordura é tido como “desleixado” mas se for tórax e glândula “trabalhados” na academia “arrancam suspiros”!

João paulo
1 year ago

mande todo mundo para m, e cerque-se dos que gostam de você. podem ser poucos mas são sinceros.

Davi
1 year ago

Todo excesso de peso tem uma causa e a maioria das causas não é desleixo.

Todavia o excesso de gordura na maioria das culturas foi transformando pela area da saùde
como algo ruim e as pesssoas passaram a ver como algo horrível na sua vida e como se fosse falta de cuidado. O que não é uma verdade.

E isso só acontece em sociedades que tem fartura de comida. Já Em locais qie tem escassez dr alimentosdser obeso = ter riqueza e fartura de alimento.

De certa forma não estão errado porque para cultivar uma pança tem que ter grana para comprar alimentos que normalmente não são baratos ou se são você come com fartura.

Nos somos o resultado de nossa cultura e valores passado pela familia. Tente ver que você tem sorte de ter disppnivrl fatura de comida e pode engordar, porque no Brasil tem 33 milhoes de pessoas passando fome. E tenho certeza que preferiam ter fartura de comida que ficar sem e ser magro por falta de opção.

Rian
1 year ago

Acho muito importante fazer o que você quiser com seu corpo, se você acha seu corpo feio e quer mudar, mude, mas fazer essa mudança em decorrência de opiniões alheias é algo ruim para nossa saúde mental.
Ser “desleixado” e ter um peso maior não tem nenhuma relação. Uma pessoa bonita e arrumada é algo que sabe cuidar de si, não alguém magro.

Igordao
1 year ago

Bem vindo a minha vida de gordão, divirta-se

Iara
8 months ago

não tem muito a ver com gordura, o fato é que homem 1,96m de altura e magro é um fetiche da mulherada, todas gostam, você simplesmente tem uma vantagem e pode desfrutar de algo que a maioria dos homens não desfruta (mesmo sendo magros).. certeza que tem mão grande né haha