Meu companheiro é muito sossegado

Vivo maritalmente a 9 anos, porém meu companheiro é muito sossegado, fica desempregado com frequência e não se preocupa com as contas para pagar, no momento ele encontra-se desempregado desde Dezembro, pediu as cotas do último emprego por não se adaptar, (sua profissão é camioneiro), e tem outro detalhe ele bebe praticamente todos os dias, não é de brigar ou me maltratar mas fica o dia todo sentado no sofá assistindo televisão, e não se manifesta para nada, sou eu quem banca a casa e pago todas as contas. Acho que meu erro é que acabo comprando sua bebida e com isso ele se acomoda, minha pergunta é como devo agir nesse caso? estou confusa e cansada da situação.

7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
s
11 years ago

O problema do seu esposo não é preguiça ou falta de adaptação nos empregos. Ele é um alcoolico, nada mais. É portador de uma doença fisica, mental e emocional chamada Alcoolismo.
Todo alcoolico tem aspectos parecidos, para mais ou para menos dependendo de cada caso. Mas esse é um dos aspectos frequentes da doença: o desemprego constante. Ele não vai mudar enquanto continuar com a bebida, mas vai piorar se continuar. E se ele parar de beber abruptamente, pode entrar em síndrome de abstinência e ficar violento, ou mesmo, nos caos mais graves, vir a falecer por conta da falta abrupta do alcool no organismo, pois para a retirada do alcool, o paciente às vezes precisa ser internado. Trata-se de uma doença de caráter incurável, inexorável e fatal. Mas que pode ser detida.
Quando o portador entender que ele deve parar com o alcool.
Entre no site de alcoolicos anonimos. É uma associação de nivel mundial, onde seu anonimato será garantido completamente. Busque o telefone da sua região e informe-se onde comparecer mais próximo à sua residência para obter ajuda (de caráter gratuito e onde o seu anonimato será igualmente preservado), a modo de eventualmente agir a respeito. Para o seu benefício, o do seu marido e o bem de todos os demais na sua casa.
Não há nada a perder, querida. Sei que pode obter muita ajuda se apenas se der a essa oportunidade, acessando o AA.
Ele tem salvado vidas, não somente a do doente, mas a dos familiares.
Boa sorte!

Naty
11 years ago

Seu marido busca na bebida, fuga para esquecer problemas íntimos.De insegurança,complexo de inferioridade, desmotivação,depressão até.Seria interessante se ele fizesse uma psicoterapia.Se ele é apenas folgado ou se tem algum problema emocional, um profissional daria o diagnóstico certeiro.
E se o problema é mesmo alcoolismo,geralmente, até a pessoa perceber que não pode viver mais sem a bebida, há muitas perdas.Emocionais e financeiras.A família adoece com o viciado.
Então procure ajuda.Pelos dois.Pelo casamento de vcs.Se você o ama, vale a pena lutar .Do contrário, veja se vale a pena para vc, continuar levando esse casamento maçante.
Melhoras.

s
11 years ago

Naty,
Tenho visto as suas opiniões e as tenho reputado excelentes. Mas a que aqui postou logo acima, devo respeitosamente dela divergir em parte. `
Processos psicoterápicos para adictos de alcool, ou outras substâncias psicoativas, somente podem surtir algum efeito quando o doente passa por uma desintoxicação. Até porque um trabalho de psicoterapia pode levar anos para tentar descobrir as ‘causas’. Enquanto isso o alcoolico bebe e não corresponde ao tratamento (ele está ‘ausentado’), e afunda cada vez mais.
O alcool pode levar trinta dias ou mais para interromper completamente uma ação como ‘anestésica’ no corpo/mente do alcoolista. O que torna o alcoolista inviável para quaisquer terapias psicológicas antes desse prazo.
Quem bebe todos os dias, conforme aqui relatado, é considerado doente de alcoolismo pela Organização Mundial de Saúde. Doença aliás incursa no rol das Doenças Psiquiátricas. A Medicina não a considera portanto uma doença de causas psicológicas, embora possam estar envolvidas.
O alcoolista leva com ele nessa escalada para baixo familiares, empregos, dinheiro, bens, a sua saúde fúisica e mental, enfim afeta a todos em derredor. E o familiar precisa de ajuda para sobreviver a isso tudo.
AA encaminha os familiares para essa ajuda. E isso pode por vezes determinar o desejo no alcoolista de buscar tratamento para si, porque ele percebe a melhora familiar; de sorte que ele já não terá tantas ocasiões de obnter/receber ‘suporte’ para persistir no uso do alcool, já que a família resolve construir uma vida saudável e normalizada.
Sozinha a família não consegue isso, mas AA mostra o caminho.

Naty
11 years ago

S, também respeito as suas opiniões e gosto bastante. Você me parece ser uma mulher madura pelos seus posts, não sei sua idade.Eu tenho 21 anos e dou minhas opiniões de acordo com as minhas experiências vividas e de pessoas que passam ou passaram pela minha vida.
O que eu quis dizer foi que seja ele alcoólatra ou não(já visto que é), ele não vai admitir isso .Viciados demoram para entender que precisam de ajuda.Enquanto isso, as perdas são imensas, tanto para ele quanto para a família.Logo, um profissional da área psicológica/psiquiátrica, o ajudaria a enxergar que ele precisa de ajuda.
Mas obrigada por rebater meu conselho.Estou sempre aberta a moldar minhas opiniões para a melhor.

ainos
11 years ago

se gosta, luta por ele, com cuidados medicos, se nao.ele só vai trazer problemas :X

Cacau
11 years ago

O seu companheiro é muito é do sabichão. Enquanto você rala para botar dinheiro dentro de casa e pagar as contas, ele fica de pés para cima vendo TV e bebendo o dia todo. E o pior é que você o estimula a esse tipo de vida que ele leva comprando bebida para ele. PUF! Como você pode reclamar se fica alimentando a vagabundagem dele?
Mas, se você se arrepende e quer mudar essa situação, tenha uma conversá séria com ele, diga que quer que ele arranje um emprego para ajudar nas despesas da casa e diga que não vai mais admitir o alcoolismo dele. Talvez ele deva procurar algum grupo de atuo ajuda, como os alcoólatras anônimos, pois uma pessoa que bebe todos os dias é um alcoólatra!