Me sinto presa.

Eu sempre tentei “orgulhar” minha mãe, porém eu sempre fiz da maneira errada, e eu reconheço meus erros… porém ela não confia em mim, me compara com meu irmão e com minha prima, jogando na minha cara que eu sou pior que eles, ela está sempre me falando que eu não dou orgulho para ela e essas coisas não me dão vontade alguma de melhorar, na verdade só me desmotiva. Eu queria que ela me deixasse sair mais com meus amigos, sempre que estou com eles, eles falam do rolê e eu sempre me afasto deles por me sentir excluída, me sinto presa, vazia. Sinto uma angustia muito grande, eu não quero sair por ai com meus amigos beber e voltar tarde da noite, só quero de vez em quando ir ao shopping, a praça… só para poder ter conversa. Gostaria que minha mãe demonstrasse mais confiança em mim, como ela demonstra para o meu irmão.

6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Anônimo
6 years ago

Tenho uma amiga em uma situação parecida. Espero que crie coragem e rompa com os desejos de seus familiares, claro que isso trás uma série de consequências, mas uma ave para voar tem de sair de seu ninho, isso pode ser bem traumático para algumas pessoas no início, mas sabemos o resultado final.

Ogaiht
6 years ago

Isto é uma fase. Qd você ficar mais velha, estiver trabalhando e estudando, você será mais independente. Sei que isso não é de um dia para outro, mas com diálogo e sinceridade em TD que você fizer pode acelerar o processo. Não desanime. Estude e seja independente. Isto lhe dará opções. Opções é tudo.

chiva
6 years ago

Infelizmente alguns pais tem mesmo esse péssimo hábito de comparar filhos, pensando em fazê-los adotar modelos que julgam positivos, mas muitas vezes desconhecem outras facetas da personalidade dessas mesmas pessoas, por não conviver na intimidade com eles. Isso é uma forma de manipulação nada eficaz, pois cada ser humano tem seus diferenciais e seus valores, portanto seus pais deveriam enxergar isso em vc. Atitudes negativas, sempre geram reações que não apaziguam, rompe-se com o diálogo e é onde o filho acaba se tornando um estranho dentro do seu próprio lar, pois não se consegue mais fazer acordos de confiança. Você acaba sendo bullyinada por eles como a errada, a incorrigível e um monte de outros rótulos. Ao meu ver você não deve tentar desistir do diálogo, tentar mostrar que você é uma pessoa que tem valor, ´fazer algumas coisas que eles te pedem com boa vontade demonstrando maturidade e responsabilidade, procure ver o que a sua mãe gosta ou precisa fazer e a ajude com isso. Seja aquela que não só pede, mas que sabe oferecer, por ex. com os serviços de casa. Essas atitudes amolece o coração de qualquer mãe, pois você terá um clima favorável para pedir para sair, mas não deixe-a perceber que só foi por interesse. Abelhas se aproximam pelo mel e não pelo fel. Se você for dócil, receberá as gentilezas. Converse com sua mãe como uma adulta e não como uma menina mimada, quando se sente contrariada, reclamando, retrucando, levantando a voz, coisas do tipo. Com o tempo você terá a sua independência financeira, através do seu trabalho e assim terá mais espaços, mas enquanto você vive sob a asas da família, vai ter que ser nas regras dele. O que você pode tentar é apenas o de criar um clima positivo.

Hdbdb
6 years ago

Isso se chama superproteção. Faz o seguinte quando você sair da escola fuja para o shopping.

Carolina
6 years ago

Sua mãe é uma genitora tóxica ( leia sobre isso na Internet ), digo isso porque minha mãe também é.
Me sinto da mesma forma que você, o mais importante é você saber que não tem culpa dela te tratar assim a melhor saída é você romper relações com ela.