Exame de condução

Olá. Eu hoje chumbei pela segunda vez no exame de condução. A minha mãe tentou aceitar, o meu irmão também, mas o meu pai, passou-se.
Primeiro ouvi-o a gritar com a minha mãe, depois ao almoço perguntou-me se eu não tinha vergonha. Eu passei no exame de código à terceira, e ele disse que eu não tenho brio em nada do que faço. Disse que não é desculpável e que eu já tenho vinte anos que já devia ter a carta à muito.
Senti-me mal, muito mal mesmo A sério. Já de manhã antes do exame eu me sentia assim. Estava muito muito nervosa, tinha pernas e braços a tremer O que aconteceu foi que eu tive que sair de um estacionamento de marcha atrás e fazer inversão de marcha, eu acho que nem sequer fiz isso nas aulas.
Resultado, como estava tão tão nervosa e ela começou a berrar comigo enervei-me mas fiz o resto do exame, correu bem até que chego a um sinal vermelho e não sei porque paro no início do cruzamento. Eu tinha visto o sinal e sabia que tinha de parar, não sei o que me deu.
Agora o que estou a pensar fazer é mudar de instrutor, marcar novo exame pagar por mim e não contar a ninguém da data.
O que acham?
A verdade é que já é a segunda vez que chumbo, e desta vez ia muito mais nervosa a pensar no exame que já tinha chumbado.
Não sei o que fazer para ir mais calma.
Eu só sei que com a minha própria desilusão eu posso bem, mas com a do resto das pessoas da casa é mais difícil.
Eu sei que o meu pai só queria chamar-me à razão, mas custou-me muito ver a desilusão dele e ouvir que não tenho objectivos.
Obrigada

11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
s
9 years ago

De fato isso não é a sua Primeira-Comunhão ou o seu Batizado para que toda a família deva reunir-se a tirar fotos, a mandar convites aos vizinhos, a preparar roupas e cerimonias e comemorações com brindes à mesa, e esperar receber os devidos parabéns e cumprimentos e muito festejar e congratular-se. Há aí muitas vaidades em jogo ao que parece, como se isso fosse um marco na sua vida. E não é. Aprender a operar uma máquina e obter o devido documento de capacitação não é exatamente um marco na vida de uma pessoa, exceto caso ela tenha decido ser profissional mediante esse aprendizado.
Voce vai ser motorista de táxi? De ônibus ou de caminhão? Está a morrer de fome e dependendo desse emprego?
Creio que não. Então para quê tantas ansiedades aí pela sua casa e no seu peito?.
Aprender a operar uma máquina é apenas aprender a operar uma máquina. Gabaritar-se para isso é apenas gabaritar-se para isso.
Obter um documento é cumprir as etapas e as normas a modo de situar-se Legalmente, nada mais.
Você é maior de idade. Se ademais custeia-se, porque essa celeuma em todos dentro de casa por conta de um mero documento?!
Não é necessário que todos e você mesma se coloquem em estado de polvorosa dentro de casa apenas por um exame de capacitação, pois isso inclusive volta-se contra você mesma já que pode gerar expectativas e excitações perfeitamente incabíveis e ademais dispensáveis.
E se o instrutor não preenche o que pensa você a modo de suprir as suas aulas, sim, é claro que pode mudar isso.
Boa sorte!

Tata
9 years ago

Olha eu passei algo parecido contigo.
Não chumbei mas passei algo parecido com a familia.
Os meus pais sempre tiveram uma tendencia para me desvalorizar em tudo o que faço e o meu pai é daqueles que acredita que as mulheres não sabemconduzir. E só consegui tirar a carta aos 25 anos de idade porque desde os 18 vivi atormentada com a pressão deles.

Então vou te dar o meu conselho:

CAGA NELES.
Primeiro tens de acreditar mais em ti. A tua opiniao de ti mesma não pode ser formada com base no que os outros acham de ti. Mas sim do que TU achas de ti.

Segundo a carta de condução é importante mas não é fundamental. Teres ou não carta não faz de ti alguém melhor ou pior.

Agora tens que ver se queres tirar a carta por ti ou para agradar a tua familia.
Se é por ti (como no meu caso, que precisava mesmo do carro) aconselho te a tirar sem lhes contares nada (diminui a pressão). Paga tu a carta porque assim também não te jogam a cara a historia do dinheiro.

Força. Não desanimes.

Beijos

s
9 years ago

eu,
Não há o que agradecer, amiguinha. Eu sim fico a dever pela oportunidade de tentar ajudar.
Que bom que esteja mais acalmada. Vai dar tudo certo. Tudo tem sua hora certa.
Todas as coisas acabem sempre bem, afinal. E se acabam bem é porque cumpriram todas as etapas devidas, assim como todos os percalços e vitórias necessários.
Há um ditado que diz: “Que eu caia, sim. Mas que a cada queda, ao me levantar eu traga ao menos uma pedrinha!”
Tudo é aprendizado e treino da Paciência, amiguinha.
Parabéns, você é uma excelente moça! Apenas continue, pois está no caminho certo.
Abraços!

ainos
9 years ago

também jáchumbei mas como era eu a pagar, da segunda vez nem disse nada, ia mais a vontade porque se eu falhasse era pouca gente a saber e era eu a pagar.

e não tem NADA a ver como conduzo agora, e como era antes. nessa altura mal me apercebia do que se passava a volta quando conduzia. se eles querem que você passe, eles que ajudem, lhe emprestem o carro com eles, AJUDA..

edna
9 years ago

ainos,
Não dê conselhos errados por favor. Quem não é habilitado não pode operar veículos! Mesmo os emprestados.

Moça, paciência. No tempo certo há de habilitar-se. Se não conseguiu, era por não estar completamente apta ainda.

Sara
6 years ago

‘Boa noite, jáé a segunda vez que chumbo no exame de condução. Acontece me que nas aulas custuma correr bem e quando chego ao exame começo a sentir me bloqueada mal consigo andar com o carro para a frente, senti uma sensação de tristeza, jápara não falar no clima que senti nos dois exames, não sei mais o que fazer,quando chega a hora perco também a concentração toda. Alguém consegue me ajudar a perceber o porque de isto acontecer? É que nem eu percebo. Alguma dica para ultrapassar isto? Sinto me tão frustada, o exame de código acho tão fácil depois no de conducao é um desastre :(

sonia filipa rodrigues correia
5 years ago

Boa noite a todos venho tambem comentar a minha situaçao horrível jáfui exame de conduçao 4 vezes e chumbei, cada vez que vou a exame enervava e até cheguei a bloquear, fico muito ansiosa, ando algum tempo a tomar calmantes e beber cha e nada. HELP

Ana
4 years ago

Boa noite, a situação que falaste é exatamente aquilo que estou a passar. No código passei à 3°vez e hoje reprovei no 2° exame de condução pois devido a um carro ter passado no vermelho, eu fixei me noutro semáforo à frente que entretanto virou verde sem dar conta que o meu sinal estava vermelho e a examinadora interviu travando. Simplesmente não sei o que me deu pois o exame estava a correr muito bem (tirando duas situações mas nada de grave). Achando eu que aquilo não era de importância segui em frente quando virou verde e continuei como se nada fosse e correu bem. Só que no fim é que foram elas: a examinadora disse que perdoou uma situação que era contraordenação grave mas que o caso do semáforo não podia mesmo tolerar. Agora vou ter que ir novamente espero que à 3° seja de vez como no código. É tão frustrante saber que temos que passar por tudo isto novamente, faz-nos sentir a pior pessoa à face da terra. Mas no entanto é com os erros que se aprende.

Daniela Patrícia Zambujo Justino
3 years ago

Eu xumbei ontem no exame de condução pela segunda vez.fiz mal o contorno do passeio e subi o passeio com a roda de traz mas na escola onde eu ando o chumbo são 315€ é muito dinheiro eu sou mãe solteira e só keria ter a carta e trazer essa felicidade a minha filha mas e muito dinheiro o chumbo