Chumbei pela segunda vez no exame de condução

Boa noite
Eu chumbei a um mês atrás a segunda vez na condução, e agora está para breve o terceiro exame, sinto muita ansiedade, muito nervosismo, as duas vezes que chumbei foi por causa dos nervos e da ansiedade e agora sinto me bem pior, pois sinto que que as pessoas que estão ao meu redor, como a minha mãe, a minha namorada e amigos todos já têm carta incluindo a minha namorada e eu não, sinto me um fraco e sinto que é o fim do mundo senão passar desta vez, eu sei conduzir, tanto assim que já conduzi sem carta uma viagem de 100km para ganhar confiança só não sei se valeu de muito, ajudem me, quero passar desta vez, mas não sei o que fazer para me acalmar, não quero passar por uma posição de “humilhado” pois custa ver pessoas que já têm a carta mais novos que eu, e eu tenho 19 e não consigo, estou encalhado e depois ainda por cima o chumbo são 290€, às vezes, quem têm pago sou eu, pois eu trabalho à noite e estudo de dia, é muito difícil conciliar tudo, e ando a trabalhar para pagar chumbos, sinto me o pior homem do mundo, incapaz de fazer nada, sinto me mesmo mal.

5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
manuela
3 years ago

Pois domine essa ansiedade. Um examinador nota esses aspectos e deve levar isso em conta nas reprovações, pois afinal um veiculo é uma maquina que deve ser conduzida com pericia e com serenidade emocional. E se me permite eu gostaria de alertá-lo para que não mais pegue o carro sem estar devidamente habilitado, porque as demais pessoas transitando pelas ruas/rodovias não têm nada a ver com a sua carteira que não saiu ainda, e por isso não devem ser colocadas em risco apenas por conta de você, egoista e equivocadamente, ‘auferir auto-confiança’. Não é desse modo, aliás, ferindo Leis e o bom-senso, que obterá auto-confiança, porque nesse caso ela vem de outras fontes.

Luiz
3 years ago

Não existe esta posição de “humilhado” por não conseguir tirar carta. Há muitas pessoas, homens e mulheres que mesmo após tirar carta, tem medo de pegar na direção e precisam fazer aulas de reforço na auto escola.
Mantenha a calma sempre, guie para você e para as pessoas ao seu redor, evite correr e seja sempre consciente. Além disto, nunca dê ouvidos para desaforados e apressados no trânsito, mantenha o foco na sua responsabilidade de guiar com segurança. Com um pouco de prática verá que é mais fácil dirigir do que andar à pé em calçadas tão movimentadas. Como você esta inseguro, sugiro informar isto a sua auto escola de confiança e solicitar aulas extras, ao invés de fazer uma aula, faça 2 aulas por dia. Após obter a carta, pegue o carro e guie nos finais de semana para conhecer as vias de sua cidade, na prática com o passar do tempo estará guiando de maneira segura em qualquer lugar.

Ingrid
3 years ago

Não é o fim do mundo.todos ficam ansiosos em alguns exames. Lembre que você pode fazer a prova quantas vezes for necessário sendo 3 ou 30 vezes.TD vai continuar no lugar, dá uma relaxada.todas essas pessoas que citou tbm ficaram ansiosos, não se cobre tanto. Você estudou, treinou e conhece as regras, no próximo VC PASSA, OK? Boa sorte!

Gente por favor, como faço para escrever 2 vezes no mesmo desabafo? O meu comentário para Ângela ficou muito grande, tive que cortar e o site disse que não posso comentar mais de uma vez.ficou incompleto.

Joana
3 years ago

Eu passei por isso, reprovei no exame de conduçao por 3 vezes e passei na 4 com muita dificuldade na altura játinha 29 anos e para piorar estava sem emprego certo. Mas o certo é que consegui com muita dificuldade mas consegui, hoje tenho a carta jáfez 3 anos e sinto me confiante e adoro conduzir. o meu conselho é insiste sempre. Boa sorte

Joice
3 years ago

Se você soubesse o quanto é normal ocorrer uma reprovação para tirar a carta de motorista, provavelmente você não iria se sentir tão desconfortável e sem autoconfiança. Cansei de conhecer pessoas que passaram pela mesma situação que a sua, portanto, na sua próxima tentativa, procure manter a calma e esqueça que existe um avaliador do seu lado, pois os erros na direção geralmente ocorrem, pela intimidação e o olhar de julgamento desse profissional. Se você já percorreu 100 km em uma estrada, significa que já tem o domínio do carro, portanto deve estar errando em coisas bobas. Ao entrar no carro, no dia do exame, respire fundo, não tenha pressa de sair imediatamente, organize-se mentalmente de tudo que tem que ser feito antes da partida. Os principais erros que reprovam, geralmente está na inicialização ou na finalização do exame.