Esperei bastante para chegar na faculdade, e agora que cheguei estou um lixo nela.

Sempre fui um cara muito aficionado na área da informática/computação, tanto que com uns 13 anos derrubei um site ilegal e o dono me ameaçou (mas isso é assunto para outra história). Desde os 14 que eu estudo linguagens de programação e talz. Ou seja, ao contrário dos outros jovens eu já sabia a faculdade que eu queria, e quem me conhecia nem perguntava o que eu queria na vida, pois a resposta era óbvia. Por causa disso, sempre foi um dos meus sonhos chegar na faculdade, pois eu estaria estudando o que eu mais gosto. Hoje estudo Sistemas de Informação. Porém, as coisas andam mal, estou altamente preguiçoso. Reprovei algumas matérias, e a maioria que eu passo é sempre na final. E recentemente, consegui a façanha de reprovar online numa disciplina cujo o conteúdo eu já sabia, pois estudava bastante e praticava antes da faculdade.

5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Luann
8 months ago

Isso é normal, porque você só é especialista em um nicho específico da sua área. Mas a faculdade é generalista e te obriga a dominar outras áreas muito mais desinteressantes.

O que irá resolver seu problema é você desenvolver autodisciplina para estudar as coisas que você não gosta na hora que você não está disposto a fazer. Porque se deixar a preguiça tomar conta, você será visto como medíocre pelos outros alunos até mesmo na sua área de hacker.

O sucesso só vem de 99% esforço e 1% talento. Usain Bolt, Michael Phelps, Einstein, Isaac Newton e todos esses gênios talentosos só se destacaram porque tiveram paciência para melhorar seu talento por longos anos de forma disciplinada. Ninguém nasce pronto e com talento absurdo para resolver tudo não, é preciso refinar com muito suor caso queira ter sucesso. Procure o livro Maestria, ele fala disso.

Sincero d
8 months ago

Pode ser ansiedade misturado a acomodação de ter conseguido o qje queria, então desviou seu objetivo. Mas passa, procure se inspirar e ter metas metas no papel e nantenha o foco, não desvie dele

ana julia
8 months ago

Enquanto você encarava a informática como uma espécie de diversão, você se auto desafiava e buscava se superar cada vez buscando novas informações, mas a medida que você se propôs a entrar em uma faculdade, talvez tenha se sentido engessado no seu conteúdo programático do seu curso, com mais teorias, cobranças de auto disciplina para encarar seus estudos, inclusive para as matérias, as quais você considera enfadonha, mas que sem alcançar média na mesma você não se gradua. Vc tem que buscar se entender melhor, pois sabe-se lá se você é uma pessoa que tem um perfil de aprender com a prática, mas não é muito chegado em conhecimentos generalistas e só gosta de fazer aquilo que te envolve. É fato, que muitos jovens finalizam os seus cursos com um monte de teoria, a qual retém apenas uma pequena parte do que aprendeu, mas vivência prática praticamente bem fraca ou nenhuma. Se a sua paixão continua a ser informática, proponho que você em uma linha paralela faça um curso especializado em uma linguagem específica, pois de qualquer maneira você terá que ser aprofundar em alguma área de conhecimento e no paralelo faça a sua faculdade, se for o caso pegue uma EAD, para ser mais fácil de conseguir o diploma, pois você precisa de um estágio. O que vale mas é o que você poderá oferecer na prática e te adianto, nenhuma faculdade te coloca pronto para o mercado de trabalho, portanto, querendo ou não terá que investir em bons cursos extras.

Shingeki
8 months ago

Faculdade é realmente difícil o melhor que você pode fazer é estudar bastante e prestar muita atenção nas aulas. Peça dicas dos que tiram melhores notas na sua sala talvez alguém tenha cadernos com anotações valiosas para você copiar pergunte suas dúvidas para os professores. Mas se mesmo assim tirar nota baixa não desanime. Falo isso porque me formei em Direito. E as vezes por mais que a gente estudava e prestava atenção haviam matérias que eu não ia tão bem.

Hector Dallas
7 months ago

Dizem que a facul o négocio é mais tenso. Talvez você tenha que se esforçar mais. Talvez o seu desânimo seja porque vc criou uma falsa expectativa do curso. Talvez seja apenas uma fase emocional da sua vida.
Desejo-te sorte!