Ainda vale a pena fazer direito?

Pessoas, tenho 18 anos e ingressei o curso de direito na USP esse ano, estou no 1° semestre, porém ainda estou com muitas duvidas se é uma carreira que ainda vale a pena se fazer, visando que o Brasil já formou 1 milhão de bacharéis em direito.
Vejo direto pela internet pessoas aconselhando a não fazer o curso de direito, e gostaria de outras opiniões para saber se isso é realmente verdade e se a graduação na USP torna um diferencial no mercado de trabalho para evitar frustrações depois de formado(como baixo salários).
Caso largue o curso, pensaria na graduação de economia ou de medicina.

Ler
Não sou valorizada no trabalho

11 Comentários

  1. O problema não é o curso, o problema é que o Brasil está se transformado em um país socialista comunista. E nível superior em países comunistas não vale nada. Um exemplo é cuba onde todo mundo é formado e vive na merda.

  2. Depende amigo: o que você quer? Seguir uma carreira na qual você vai investir pesado porque se identifica ou apenas ganhar $$? Se é a segunda opção, então não necessariamente você precisa fazer esse curso. Você pode se decepcionar lá na frente! Pelo seu relato você pensa em direito, economia ou medicina ou seja, áreas bem diferentes em si. Talvez você esteja confuso em relação ao que realmente você busca para a sua vida, mas considerando sua idade é totalmente aceitável. Tive uma chefe “Defensora Pública” que na época ganhava mais de 50.000 reais mensais (isso mesmo)! E ela era totalmente infeliz com o que fazia, achava um saco, além de reclamar que ganhava “pouco”. Para a realidade do nosso país, isso até parece cena de filme mas não era. Ou seja,o dinheiro por si só não é garantia de satisfação. O certo seria aliar com algo que a pessoa se identifique. Não é à toa que existem vários profissionais frustrados por aí. Pense sobre o que você realmente quer e quando decidir, faça isso sem olhar para trás..

  3. O Brasil esta virando comunista? Como tem imbecil desinformado nesse país de jumentos! O Brasil esta do jeito que esta exatamente por que se tornou um pais cada vez mais próximo do ideal capitalista. Nosso Pré-Sal foi para as mãos dos estrangeiros, dentre eles a Noruega, pais com uma população minúscula e com 800 bilhões em reservas para as gerações futuras. Os brasileiros perderam praticamente todos os direitos trabalhistas com esse golpe!
    Em relação ao curso de Direito, tenho um sobrinho que fez Direito na Usp de Ribeirão Preto, se formou e conseguiu passar na OAB ano passado aos 23 anos. No momento ele esta estudando, tentando entrar na Diplomacia por concurso. Ele disse que essa carreira no Brasil está muito difícil. Os salários iniciais da muito baixos, cerca de 2.000 reais! Muita concorrência, excesso de profissionais, por isso esta meio decepcionado. Entretanto lembro-me de uma pessoa que me disse certa vez que fazer uma universidade publica (principalmente Usp, meu filho faz Turismo lá) vale mesmo que não quiser ou conseguir trabalhar na área escolhida. Se fosse você terminaria esse curso, portanto.

  4. Vai por mim, não vale a pena! Estou cursando direito e estou no 3º semestre, essa nossa legislação é uma merd*, você estuda um monte de lixo para depois de uns anos o STF mudar tudo. Além do mais esse curso só serve para doutrinar sério, vou terminar o curso porque já comecei, mas nesse meio tempo vou tentar me mandar do Brasil e empreender em um país estrangeiro, posso quebrar a cara, mas é melhor do que ganhar 10 conto por petição.

  5. O Moacir (que mostra sua educação utilizando termos como “imbecil”) e tem um filho cursando Turismo na USP, acha que somos um país capitalista. Eu sei o que eu acho dele e de seu filho.

    Sobre o curso: lembre-se de que o curso de Direito lhe abre muitas portas no serviço público, você não precisa necessariamente advogar. Além disso o Direito, ainda, é uma área em que você pode obter sucesso de forma independente, trabalhando como profissional liberal e sem depender de patrão.

  6. Tem $$$ para fazer medicina e gosta? Vai fundo. Se você formar em Direito, vai querer abrir um escritório ou passar num concurso? Se for concurso é melhor desistir agora.

  7. Tranque a faculdade enquanto é tempo. Faça medicina! Na medicina vai sair da faculdade ganhando 10 conto fácil. 1200 o plantão. Esqueça dos outros cursos. Matricule em um cursinho em 2 3 anos de cursinho você passa em uma federal.
    Se realmente passou em Direito na USP certamente levará menos tempo.

    Agora, se quer ser pobre, faça direito.

  8. Direito não depende da sua capacidade intelectual, e sim de indicações e panelinhas. Terminei Direito e estou lisa, sem retorno financeiro. Passei em dois concursos, mas não passei no teste físico. Outros concursos, fiquei por um ou 3 pontos. É complicado. Se continuar no Direito, invista logo em concurso.

  9. Cada comentário! Fazer Medicina sem vocação é escravidão, como qualquer outra profissão. Galera! Dinheiro não é tudo! Só acho!

  10. O Direito vai compensar se você PASSAR em um BOM CONCURSO, caso contrário é uma grande fria, meus inúmeros colegas de faculdade e advogados a grande maioria frustrados e desesperados por um concurso, a advocacia esta falida,tem mês que você tira uma graninha mas tem mês que você não tira nada, é uma busca incessante por dinheiro, poucas oportunidades, para quem acaba de se formar é uma frustração, você se forma e não tem emprego, escritórios te oferecem 1800 reais para trabalhar 40h semanais. Vejo médicos criticando quem larga tudo para fazer medicina reclamando do salário, todos reclamam de barriga cheia, nenhum médico recém formado tira menos que 10mil liquido no mês e quem falar que não esta mentindo. Sinceramente, eu não aconselho o Direito para ninguém.

  11. Olha, estou formada há 6 anos, me arrependo amargamente de ter feito direito. Hoje tenho 42 anos estou desempregada e dependente financeiramente, enfim não aconselho ninguém a fazer essa faculdade não tem retorno financeiro rápido.
    Dinheiro não é tudo? Não é! Mas é melhor você ser frustrado com seu dinheiro todo mês do que reclamar sem 1 real no bolso.
    Busque sua independência financeira independentemente do que escolher!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar