Tenho vergonha da minha barriga

Quando eu tinha dois meses, eu fui internada devido à problemas nos intestinos. Eu realmente não sei bem o que aconteceu, e não gosto de perguntar para a minha mãe pois ela sempre chora quando se lembra. O que eu sei é mais ou menos assim: eu nasci grande demais, e isso causou problemas nos meus órgãos, tive infecção generalizada, um pedaço do intestino removido, o apêndice removido, usei bolsas de colostomia. Passei por mais de seis cirurgias, tive duas paradas cardíacas. O médico disse para a minha mãe que eu não tinha mais chances, que eu não acordaria no outro dia. E eu acordei, acordei bem. Depois de 45 dias internada na UTI eu sobrevivi.
Eu poderia ter ficado com várias sequelas, mas a única coisa que eu fiquei foi uma cicatriz um tanto quanto grande na minha barriga. Ela tem um corte fundo na horizontal, na altura do umbigo, com várias marcar de pontos ao redor. Além de mais dois cortes abaixo devido às bolsas de colostomia. Como são fundos, minha barriga é um pouco dividida. E isso me deixa mal, eu vejo as meninas usando biquíni na praia e eu não posso. Choro quando vejo fotos de barrigas normais. Nunca tive relação sexual por vergonha. Eu tenho condições de fazer cirurgia plástica, mas eu tenho medo. Só de falar no assunto eu já choro. Acredito que seja o trauma, pois se alguém tenta encostar na minha barriga, a minha reação é me esquivar, sem nem pensar.
Já passei por mais algumas cirurgias durante a minha vida, e sempre tive pavor em relação à esse assunto. Meus pais já tentaram me levar no médico para tratar do assunto, porém a única coisa que eu fiz foi chorar de tanto medo.
Eu sei que essa cicatriz é pequena perto do que eu passei, o que eu realmente queria, era me aceitar como eu sou. Queria que as pessoas me aceitassem como eu sou, mas isso é difícil. Difícil demais numa sociedade que preza a beleza acima de qualquer coisa. Gostaria muito de um dia poder me olhar no espelho e sorrir ao olhar para a minha barriga, lembrando que eu estou viva!

10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lorah
9 years ago

Entendo exatamente o que você está passando. Sofro disso, de querer me aceitar como sou, mas quando olho no espelho, tudo é em vão. Sinto uma tristeza. Vergonha de olhar para mim mesma. Mas você tem tudo para resolver seu problema. E se tem condições de fazer uma cirurgia, tem condições de procurar ajuda profissional. Procure por um bom psicologo, ele vai saber te ajudar melhor, a superar o medo.

Mariângela
9 years ago

Tb tenho sequelas (nos seios) de uma cirurgia plástica mal feita aos 20 anos. Não posso usar sutiã de biquíni que não cubra as laterais e entre os seios, fiz outra cirurgia reparadora, que minimizou o estrago e melhorou minha auto estima. Deves, sim, fazer uma reparadora, vai te dar autoconfiança. Neste caso, sessões de terapia só ajudam no momento dela. Use maiô, não é tão ruim assim.

Cacau
9 years ago

E ai? Vai viver a sua vida inteira dentro de um casulo por causa de uma cicatriz? Você é uma VENCEDORA. Você está aí, vivinha da silva, mesmo depois de tudo o que passou. Tenha orgulho da sua cicatriz. Se não fosse ela, talvez nem viva você estivesse hoje. Não tenha vergonha da cicatriz, use-a como se fosse uma tatuagem, um símbolo da VIDA, da ESPERANÇA, da FORÇA. Amor, a vida é só UMA. Não vale a pena.

Cacau
9 years ago

.perder a sua juventude só por causa de uma cicatriz. Conheço gente que fez cirurgia cardíaca e tem uma cicatriz imensa no peito e faz é questão de bater foto dela e colocar no facebook. A maioria das pessoas (inclusive os homens) nem vão reparar tanto assim na sua cicatriz. Pode acreditar. Se você continuar para baixo, procura um psicólogo, vai te ajudar. Boa sorte e se cuida.

Carol
9 years ago

Oi, sei exatamente o que você passa, pois passei por isso tb. Quando bebê passei por inúmeras cirurgias, também tive paradas cardíacas, fui dada como morta e depois os médicos falavam que eu iria ter sequelas. Graças a Deus não tive sequelas, mas uma cicatriz imensa que divide minha barriga em duas. Além disso, também tenho cicatriz da bolsa de colostomia. Me identifiquei muito com a sua situação.

Carol
9 years ago

Sei o quanto é difícil e até mesmo vergonhoso. Eu não uso biquini, só maiô, mas olha, estou tentando superar isso. As pessoas que mais amo não ligam para isso: Pais, amigos e namorado. Tenta ser forte. Sei que um dia vamos superar isso! Qualquer coisa estou aqui. Beijos e fica com Deus!

Ana
9 years ago

Meu cunhado tem a barriga toda cheia de cicatrizes, e eu acho que sei como você se sente por ver como ele se sente. Acredito que os homens não vão reparar nisso, ou até vão. Mas não vai ser motivo para uma separação ou motivo para te inferiorizar. Uma cicatriz não te torna menos linda, e a sua verdadeira beleza está no interior. Se ame, seja você mesma e não tenha vergonha!

Anonima
9 years ago

Sei que parece difícil. Mas você precisa deixar isso para lá, e tentar ser feliz. Tentar se amar, se aceitar como você é. Acredite, a maioria das pessoas nem repara de forma negativa em cicatrizes. Além disso, a cicatriz é a prova de que você VENCEU, você está VIVA! Não há porque ter vergonha. Quebre os padrões de beleza, e SEJA FELIZ!

Leticia
7 years ago

Tenho Vergonha Da Minha Barriga Por que E Tipo Toda Magrinha quando chega no Umbigo e Mas Cheia Entende Dieta e Bom Para Minha saude só tenho 13 Anos e Tenho Vergonha Vou para Praia Daqui 15 Dias com tozdos os meu amgs da escola que vergonha