Porque não consigo mostrar meu talento

Eu não sei por que estou fazendo isso. Não sei se alguém vai ler isso, ou se eu vou me arrepender depois. Mas eu preciso desabafar.

Meu nome é Ana, tenho 18 anos e sou uma artista. Eu pinto, desenho, escrevo, faço música. Eu amo todas essas coisas, e eu tenho talento para elas. Mas eu não consigo mostrar meu talento para ninguém.

Eu sempre fui uma pessoa tímida. Eu tenho medo de falar em público, de me expor. Eu tenho medo de que as pessoas riam de mim, de que me critiquem.

Eu lembro que, quando eu era criança, eu adorava desenhar. Eu passava horas desenhando, e eu sempre recebia elogios dos meus pais e dos meus professores. Mas, quando eu fui para a escola, eu comecei a ter vergonha dos meus desenhos. Eu tinha medo de que as outras crianças rissem deles.

Eu continuei desenhando, mas eu sempre escondia meus desenhos. Eu só mostrava para as pessoas que eu confiava muito.

A mesma coisa aconteceu com a música. Eu sempre amei cantar e tocar violão. Mas, quando eu fui para a escola, eu comecei a ter medo de cantar na frente dos outros. Eu tinha medo de que eles me achassem ruim.

Eu continuei cantando e tocando violão, mas eu só fazia isso em casa.

Eu sei que meu talento é real. Eu sei que eu sou boa em todas essas coisas. Mas eu não consigo mostrar para ninguém.

Eu me sinto frustrada, eu me sinto triste. Eu sinto que estou desperdiçando meu talento.

Eu queria poder mostrar para o mundo o que eu sou capaz de fazer. Eu queria poder inspirar as pessoas com minha arte.

Mas eu não sei como superar meu medo. Eu não sei como me expor sem ter medo de ser rejeitada.

Eu só sei que eu não quero ficar assim para sempre. Eu quero mostrar meu talento para o mundo.

Um dia

Um dia, eu vou superar meu medo. Um dia, eu vou mostrar meu talento para o mundo.

Eu ainda não sei como, mas eu vou encontrar um jeito.

Eu vou continuar trabalhando duro, eu vou continuar me desenvolvendo. Eu vou fazer o meu melhor para superar minhas barreiras.

Eu sei que é possível. Eu sei que eu posso fazer isso.

Eu vou conseguir

7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Observador
7 months ago

Os místicos chamam de “Auto Sabotagem”! Você se preocupa em “ser aceita” pelo público, mas você se aceita? Tem também o Amadurecimento Emocional: Como você lidou com as experiências que já viveu? Foi Perfeccionista demais? Se cobra muito, como querer se superar todo dia? Já aprendeu a dizer não ou sempre procurou se antecipar a um pedido de ajuda? Já me antecipei muito em Ajudar aos outros, irmãos e o que percebi foi uma “linguagem fisionomica” como de impotência deles em relação a mim, do tipo “ele sempre pode ajudar e sem podermos nos ajudar”! Sucesso!

Marisa
7 months ago

Ana, o seu receio da crítica alheia me parece ser mais um reflexo da sua própria auto crítica e é justamente esta a responsável por sua timidez. Procure avaliar se a sua auto crítica não é exagerada e procure um bom psicoterapeuta para trabalhar essa questão com você. Abraço

Tais
6 months ago

Ana procure ajuda de psicológo. Pq você nao pode ficar a vida toda assim. Isto vai prejudicar vc.E se você tiver medo. Vai com medo mesmo. Eu gaguejo e toda vez que tenho que fazer entrevista de emprego eu fico ansiosa e nervosa mas mesmo assim eu vou.
Eu já passei vergonha mas isto não pode me travar.Eu tenho que fazer por mim. Entao corra atrás dos seus sonhos.O tempo passa rápido .Tem videos no YouTube de oratória e como melhorar a timidez.

Anonimo
6 months ago

Nunca entendi isso, mas boa sorte

paulo
6 months ago

toda caminhada começa com o primeiro passo. se você tiver medo de críticas e reações adversas, nunca irá a lugar algum. isso faz “parte do pacote” e não se pode agradar todo mundo. é difícil masctem de fazer sua escolha. boa sorte.

Ezequiel
6 months ago

Oioi
“Ana sua timidez e seu medo são as barreiras que te impedem de alcançar o sucesso”
Não desiste não!
Esta fase é como
“Um copo e uma goteira”
Ou seja com o tempo ele
Transborda.
Assim é todo seu talento aprisionado
Ele mesmo vai se expressar.

Ana Júlia
5 months ago

Vc tem um auto senso crítico muito elevado e é exatamente isso que está comprometendo a sua auto-confiança. Vc vai ter que encontrar um jeito de sair da sua redoma que você mesma construiu. Sinto te informar, mas ninguém tem a capacidade de agradar a todos, pois nessa vida você terá que aceitar o fato de que sempre haverá pessoas com maior ou menor sinergia com o que você faz e até com a sua pessoa. Até mesmo os grandes influencers, com milhões de seguidores, também tem seus haters que em algum momento tentarão negativá-los de alguma maneira e às vezes de forma bem pesada. Você pelo visto levar muito a sério o que te expõe e se sente desencorajada de ser mais combativa e leva muitas coisas para o seu coração, quando as coisas não alcança o resultado que você deseja. No teu caso a melhor coisa que você poderia fazer é uma terapia e sugiro também a prática esportiva, especialmente se for coletiva. Por ex. Grupos de ciclistas, artes marciais, etc . Esportes melhora muito a alta confiança da pessoa. Pode ter certeza de que isso ajuda, pois quando era novinha passei exatamente por esse problema. Eu era a pessoa mais tímida do mundo, uma invisível social. Sabe qual foi a minha profissão no futuro. Trabalhei com vendas e tive grande sucesso na área. De uma pessoa que não abria a boca, transformada em uma que precisava de ampla comunicação para se dar bem na profissão, imagine o quanto eu tive que desafiar os meus medos.