Odeio a faculdade e o meu curso

É horrível odiar aquilo que você escolheu para si. Mas poxa, como é que incumbem crianças de 16 anos, sem noção nenhuma de vida, de fazer uma escolha dessa sem amparo nenhum? Eu escolhi meu curso (Direito) por exclusão. Não gosto de exatas e muito menos de lidar com sangue e essas coisas que rolam na área das biológicas. Dos cursos de humanas, o único que me pareceu viável financeiramente foi Direito. Eis que eu, com 16 anos, escolho o curso pressionada pelos meus pais e por todos, faço e vestibular e passo em uma universidade pública.
Alguns, aqui, já pensariam, “nossa, que sonho, queria eu estar em uma faculdade pública”. Cara, eu sei que devia valorizar isso, mas o fato de ser pública ou privada não muda nada em como isso afeta meu psicológico sabe. Eu não sei o que fazer. Hoje, com 20 anos, já estou quase me formando e não aguento mais ir para aula, porém não me sobra escolha. Estou quase estourando de falta em várias matérias. Odeio ir para aula. Acaba com meu dia pensar que tenho que ir para aquele lugar. E o pior, o que vou fazer com a minha vida depois disso?
Sei lá, é só um desabafo, literalmente.

10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Jessica
5 years ago

Amiga se você encontrar a resposta me conta.
Fiz ciências contábeis com bolsa integral, me formei a 4 anos e trabalho na área. É a coisa que eu mais odeio fazer na vida.
Mas não tenho muita opção, é o que me resta, tenho que trabalhar.
Boa sorte.

Rita
5 years ago

Termine a sua faculdade e inicie outra dentro de uma área de maior afinidade. Com apenas 20 de idade é perfeitamente possível acertar o seu rumo de carreira e mesmo que você não vá trabalhar como advogada, essa formação sempre oferecerá um peso no seu currículum, além de ser útil para a sua vida pessoal, por conhecer as leis e o que poderá protegê-la. Conheço uma pessoa aqui por não ler corretamente um contrato, hoje está já há vários anos com seu nome sujo no Serasa, sob riscos de perder uma propriedade financiada. Outro detalhe, se você resolver não seguir adiante com uma nova formação, você pode tentar realizar concursos públicos, não precisamos trabalhar necessariamente como advogada, juíza ou delegada, pois existem muitos órgãos públicos que colocam como um dos pré-requisitos as faculdades de formação e quase sempre entra também Direito, cujos salários são altíssimos. Está vendo que você está sofrendo por antecipação, pois ao contrário do que você pensa, essa formação abre outros leques de possibilidades, inclusive trabalhando na iniciativa privada, em ambientes Corporativos. Apenas cuidado com a área que for escolher, pois a maioria das de humanas, são uma fábrica de desemprego.

manuela
5 years ago

Termine esse curso e depois faça outro talvez, um que a agrade mais.

Elena
5 years ago

Não gosta do curso? Larga e faz outro, você é jovem, vai fazer o que ama. Ou então termina isso e começa procurar o que você realmente gosta de fazer. Direito é um porre mesmo, quase cai nessa furada. Enfim, boa sorte.

manuela
5 years ago

Perfeito, Ana, perfeito o quanto pontuou aqui. A meninada, muito jovem, ouve isso de ‘amo o que faço’ e acha que realmente é padrão e é meta. E se frustra e se desespera porque vive nessa ilusão. Pois é. O que resta é ler coisas como as suas ponderações muito realistas e proveitosas e, se nem assim cair a ficha, fazer ‘um curso do gosto’ logo a seguir.
E assim é que vemos atualmente pessoas de 30, 35 e até de mais ainda, morando na casa dos pais e ‘analisando’ se vai ‘querer’ ser A ou B na profissão ‘quando crescer’. Muito danone de leite com perinha na geladeira da mamãe faz isso mesmo. Pessoas que não querem, maduramente, se sustentarem, mas ‘se realizarem’ (o que seria isso?.) a todo custo, embora nem saibam como exatamente.

Felipe
5 years ago

Nunca é tarde para começar algo novo.

Isabelle
4 years ago

Estou vivenciando a mesma situação, porém escolhi as ciências biológicas. É simplesmente desesperador!

Mariane
2 years ago

Pois eu faço engenharia civil, nunca odiei tanto algo que eu fizesse na vida, é horrível, sinto ódio

Carla
2 years ago

Não estás só. Eu sou formada em psicologia e além de não ter vocação para isto, odeio o curso que tirei. Dá até raiva só de ouvir falar, se na televisão falam do tema, eu até mudo de canal. Fiz o estágio e contava os dias para terminar. Sempre gostei muito de História/Arqueologia, mas todos me diziam que não ia ter emprego e bla bla bla, até a própria professora de História dizia e então cedi aos palpites dos meus pais, que me falavam da psicologia a toda a hora. Não vou pedir aos meus pais para me pagarem outro curso e então vou aguentando até conseguir uma saída.

Mariana
4 months ago

Escolhi Psicologia nos anos finais de minha adolescência e agora, reconheço que foi a escolha mais equivocada que tomei. Eu era uma criança cursando os últimos anos escolares quando tomei essa maldita decisão, eu era iludida com a realidade que estava inserida e sobretudo, iludida comigo mesma, e pensei que Psicologia fosse a melhor opção para mim. Estou no final do meu primeiro ano de curso e sinto ódio e repulsa por essa faculdade e pelos meus infames colegas universitários, tenho vergonha em dizer que sou uma estudante de Psicologia.