Não gosto da minha aparência

Olá a todos e antes de mais quero agradecer a vossa atenção. Eu decidi escrever aqui porque me consigo expressar com mais facilidade e menos medos.
A verdade é que eu não me sinto feliz com o que sou fisicamente, e parece que a cada dia que passa as pessoas têm gosto em lembrar-me disso, em lembrar-me do quão feia sou. Eu sofri de bullying (mas só verbal), por parte de um rapaz no meu 5º e 6º ano, superei com a ajuda dos meus amigos mas agora percebo que isso é mais que uma questão de superar, é uma questão de me aceitar. Mas por vezes pergunto-me a mim mesma: Como é que eu me posso sentir bem comigo se ninguém me transmite que posso tal coisa?
Olho-me ao espelho e vejo-me a mulher mais feia do mundo, a minha esperança é que eu sou nova (tenho 16 anos) e posso vir a mudar o meu aspeto, ficar mais bonita.
Nunca tive namorado porque os rapazes não se aproximam de mim, só vão até à barreira “amizade” e mesmo assim não são muitos. Mas francamente, o problema nem está em nunca ter tido namorado, o problema está em que muitos rapazes me rejeitam por causa da aparência, muitos deles nem me querem conhecer devidamente. Olham para o meu exterior e pensam que já sabem tudo sobre mim. Às vezes custa-me estar a chegar à escola e ouvir alguém logo a dizer-me “Que feia”.
Eu não sou uma rapariga invejosa, excepto quando vejo fotografias de raparigas que são realmente bonitas. Sinto-me mal comigo mesma, apetece-me chorar, penso que tive azar na vida pois ninguém escolhe a cara com que nasce, mas se algumas pessoas são bonitas porque é que eu sendo feia tenho de sofrer com isso? Vou perdendo a esperança de ser feliz, os meus amigos são muito bons mas como eu referi, existem coisas que nem eles podem mudar, e não estão connosco 24 horas por dia para nos fazerem abstrair dos problemas e não pensar em coisas más que nos dizem. Só queria que me fizessem sentir bem, que se aproximassem mais de mim não olhando só para o exterior mas sim para o interior porque eu gosto de ajudar os outros, não julgo nem tenho qualquer tipo de preconceito. Tento ser forte e tento ao máximo gostar daquilo que sou já que é algo que não se troca, mas torna-se complicado vivendo neste Mundo…
mais uma vez, obrigada a todos pela disponibilidade de ler o meu desabafo.

8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Naty
11 years ago

Eu acho uma pena o que você está passando.As pessoas podem ser muito cruéis quando alguém não se encaixa nos padrões de beleza da sociedade.Mas isso não pode continuar te magoando.Você precisa ter força e lutar contra o que te magoa.Procure uma ajuda psicológica o quanto antes. Você não tem idéia do quanto ajuda fazer terapia.Se você aprender a se aceitar ,ninguém mais poderá te atingir.Palavra nenhuma vai te derrubar.Acredite.E não pense assim “Ah eu tenho só 16 anos e tudo pode ficar melhor”.Poder até pode ,mas vou lhe dar um exemplo: Quando eu tinha 15 anos, minha auto estima era péssima.Então eu pensei que com o tempo melhoraria,mas ao invés de eu procurar ajuda, eu me alimentei das críticas negativas das pessoas,e fui ficando cada vez mais doente, deprimida.Até que eu parei de sair de casa,pois me sentia uma aberração.Foi muito difícil superar.Por isso eu te digo, acha que podes ficar mais bonita com o tempo,perfeito! Mas cuide do seu interior primeiramente,procure ajuda para superar seu trauma, principalmente psicológica.Acredite em mim, quanto mais tarde você se ajudar, mais coisas tristes você vai ter em si.E colecionar coisas tristes, nos mata por dentro, adoecemos.Experiência própria.Mas vai dar tudo certo.Dias melhores hão de vir.Deus é Pai, Deus é Mais. Amém.

s
11 years ago

Pense nisso
“Opiniões são aquelas deduções que as pessoas criam, estando lá nos seus cantinhos do Universo, infinito; e onde há portanto muitos outros olhos e muitas outras opiniões.”
Qual(is) a(s) opinião(es) ‘certa(s)’? Quem tem essa resposta?
Ao menos uma coisa é de fato certa. Não posso pautar as minhas opiniões pelas opiniões alheias, ou ficarão contaminadas. As opiniões alheias, e são milhares!, ora podem me fazer crer nisso e/ou ora naquilo, e ficarei perdida a respeito de mim mesma.
A pessoa mais próxima de mim, sou eu mesma. E quando sou isenta, então, sim, posso montar com algum grau de pureza a minha opinião sobre mim. E o melhor. Amanhã revejo isso, e posso proceder a modificações.
Se a minha opinião sobre mim mesma começar se pautando pela gratidão, por exemplo, ao invés de ser pautada pelo olhar do circunstante numa calçada, etc., sinto que terei fortes motivos para reconhecer em mim muitos atributos louváveis. A começar por exemplo pelos meus olhos, que enxergam.
E assim por diante.
Então começo a me amar. Pois penso: ‘alguém lá em cima’ deve gostar de mim! E então já não me importa o que ‘acham’ dos meus olhos, pois ‘eu acho’ que a melhor qualidade que podem possuir é enxergar.

julia victory
11 years ago

eu tambem sei o que e isso, porque eu tenho uma amiga que ela e negra e os outros ficam chamando ela de macaco essas coisas, e tambem os meninos ficam me chamando de nerd e as meninas da minha sala ficam falando que eu sou feia mas eu ignoro, eu sei que e difícil ignorar esse tipo de coisa mas, você tem que falar para seus amigos para sua família o que esta acontecendo com você. A primeira pessoa que tem que achar você bonita e você mesma e não os outros, ninguém e perfeito mas tambem não e feio. Então tome coragem e encare isso. Beijos e espero ter ajudado.

Cacau
11 years ago

florzinha, todo mundo tem algo em si de que não gosta. não seria diferente com você.
mas existem alguns defeitos nossos que podemos melhorar. eu não gostava do meu cabelo, então fiz dessas escovas definitivas. eu não gostava dos meus seios, então coloquei silicone. eu sentia a necessidade de ter mais saúde, então entrei para academia. não é futilidade, é uma questão de auto estima e saúde não só física, mas também mental. e quando a gente adquire uma auto estima melhor, nós passamos a ser mais felizes. mas não se ligue só no superficial. procure trabalhar o seu interior também.
infelizmente as pessoas costumam se importar mais com o aspecto físico, mas no final o que vale mesmo são as atitudes.
então procure sempre ser uma garota de bom caráter, honesta e boa. procure subir na vida, estude. de nada vale a beleza se a pessoa por dentro não presta.

AAC
11 years ago

Entendo perfeitamente o que você está passando. Sou garoto, tenho 17 anos, sou feio e nunca namorei, e nem se quer beijei na boca. Fico vendo alguns caras bonitões e musculosos da minha escola se gabarem por pegar varias mulheres cada uma mais linda que a outra, mas se eu tivesse pelo menos uma a mulher da minha vida, estaria satisfeito. Mas agradeço a Deus, pois o que ele não me deu de beleza, me deu de simpatia. sei que é dificil, mas vou levando a vida, sou amigo de todo mundo. E pelo fato de ser legal com todos eles tem muito respeito por mim, e quem sabe aparece uma gatinha que me ache simpatico e gente boa, e queira me namorar?:)

Força e sorte para nós.

CLAUDINHA
11 years ago

EU NÃO SOU A PESSOA MAIS LINDA DO MUNDO, É QUE MUITAS PESSOAS OLHAM AS APARÊNCIA E ISSO É MUITO MAU, MAS EU ACREDITO QUE TODA TAMPA TEM SUA PANELA, E MUITAS MULHERES QUE SÃO LINDAS E SÃO BURRAS, TODO MUNDO TEM DEFEITO, TODO MUNDO MORRE E FEDE IGUAL, ENTÃO VALORIZE PELO QUE É, SE SENTE FEIA, VA A UM SALÃO MUDE O CABELO, VAI EM UMA ESTETICISTA, MUDE ISSO É MUITO BOM PRA MULHER, COMPRE UM VESTIDO E UM SAPATO NOVO, SE ESTA ACIMA DO PESO FAÇA UMA DIETA, NÃO FIQUE PARADA. EVOLUA, E VOCÊ É MUITO NOVA PRA SE SENTIR ASSIM, BUSQUE COISAS NOVAS EU ACHO UMA MULHER E UM HOMEM INTELIGENTE E MUITO MAIS INTERESSANTE QUE UM GOSTOSÃO BURRO E CHATO

pedro
6 years ago

Oi meu nome e pedro tenho 20 anos quando pequeno eu era a chacota da escola todos me humilhavam riam de mim, olhavam para mim com cara de nojo, faziam o nome do paii, olhando para mim, mais eu te garanto o mundo gira que te despreza hoje amanha precisa de voçe começe a confiar em voçe mesma atraia positividade para sua vida e veja a diferença que isso pode trazer