Largar faculdade no último ano

Curso engenharia química em uma federal, estou no quinto ano que era para ser o último, mas não vou conseguir me formar por ainda ter muitas matéria para fazer, o que levaria pelo menos mais dois anos.
Estou muito desanimada, os professores são péssimos, muito arrogantes, não ensinam nada e cobram muito na prova, já fiz matérias 3 vezes e ainda não passei, mesmo estudando mais do que eu aguento! Na minha região não contratam engenheiro químico (muito difícil) entretanto contratam muitos farmacêuticos e químicos e possui muitas indústrias.
Na minha faculdade possui o curso de licenciatura em química a noite (engenharia é integral) e tenho a opção de transferir.
Química são apenas 4 anos e com a transferência eu iria para o 5º semestre, e mesmo sendo licenciatura as indústrias daqui contratam para trabalhar em análises e laboratórios que é a área que eu quero trabalhar.
Não quero trabalhar com engenharia pois não gosto, mas amo química.
Muitos da minha família não apoiam a decisão de mudar para química pois engenharia tem todo um “status” e o “salário é melhor” mas eu não aguento mais fazer um curso que me faz mal, está acabando com minha saúde mental!
Minha mãe me apoia a trocar de curso mas por ser a noite ela fica com medo pois eu moro a 1 hora da faculdade (de carro) de ônibus e mais longe ainda e eu voltaria muito tarde, o que e muito perigoso.
Eu não sei o que fazer, doí desistir da engenharia e desapontar meu pai, mas tem doido mais ainda ficar na engenharia estudando igual louco e não ter resultados.

2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus
2 years ago

Trocar de curso em uma instituição de ensino superior é difícil, ainda mais dependendo do período que você está. Eu te entendo perfeitamente por que já passei por isso e estou passando de novo. Estou no meio segundo curso superior e não estou satisfeito, e irei fazer o Enem novamente para fazer outro curso, a qual, ainda estou escolhendo. O meu conselho é que você faça não só o que tem vontade, mas também o que realmente gosta e te deixa feliz. Se você acha que licenciatura em química é o curso certo para você procure conversar com profissionais dessa área e com discentes também, assim você vai saber como é a realidade tanto do curso como a do mercado de trabalho. Não ligue para ninguém e nem para status, e sim para o que você quer o que te faz bem. Boa sorte.

Tiago
2 years ago

Faria o seguinte:
a) Continuaria fazendo Eng. Química.
b) Faria em paralelo Química. Em EAD (particular). Só para ter diploma e poder da aula. Não é puxado.
c) Nos tempos vagos estudaria a química do segundo grau.

Eng. San. Amb. formado UFSC