Estudei muito, mas estou frustrada

Vim de uma família de classe media meu pai servidor público e sempre ouvi que o ideal seria me formar, estudar. Me graduei, fiz mestrado e doutorado e no momento estou bastante perdida profissionalmente e frustrada. Tenho renda, mas não é nem perto do que almejei, deixei de fazer muitas coisas, foi uma vida de dedicação aos livros e agora penso para quê? Tenho 48 anos e certa bagagem profissional, mas parece que só acordei agora para algumas questões e escolhas profissionais. Será que precisava ter me dedicado tanto a isso? Ñ existe arrependimento pelo que adquiri de conhecimento, mas penso que poderia ter tomado um outro caminho profissional mais simples. Alguém mais sente-se frustrado(a) profissionalmente?

13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MOACIR
10 months ago

Complicado. Vivemos num mundo de incertezas! Eu fui me acertar na vida após os 45, tenho 59. Se você não tivesse estudado será que seria melhor? Penso que não. A vida é curta, tente fazer o melhor para você e sua família, sempre!

Geraldo
10 months ago

Cursei Administração e me foi util no âmbito pessoal. Não digo que houve frustração mas indignação por um Conselho de Classe “acomodado” presenciando outras áreas do conhecimento atuando no Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos, por exemplo! Mas também depende a tua postura perante o Mercado de Trabalho: tive irmão e cunhada que trabalharam em Universidade Federal que por ser área de ensino como que ajuda o funcionário que tem a prática tenha a teoria: meu irmão e o colega trabalharam em Laboratório de Engenharia, onde o colega enfrentou conciliar o curso superior com a atividade profissional e já meu irmão se aposentou como nível médio e o desgaste físico de um Laboratório (problema no joelho)! A sua questão me parece, se refere, se refletisse, antes de começar o curso, na máxima: “Ainda me pagam para fazer o que gosto”!!

Rafael
10 months ago

O Brasil não favorece quem tem o seu nível de estudo. As oportunidades para quem tem doutorado estão lá fora. Brasil não investe em pesquisa, educação ciência. As poucas universidades públicas que têm, servem para levar nossos estudantes a ganhar dinheiro la fora. Para ganhar grana do brasil é comprando e vendendo. Professor com doutorado então, esse tem dificuldade porque se torna muito caro para as instituições. Muito triste isso. Mas sugiro você seguir a.carreira acadêmica. Concurso em universidade pública. Consegue ser feliz na sua área e bem remunerada.

CAROL
10 months ago

Na Bíblia diz que estudar muito e enfado para vida, eclesiastes 12.12
Só temos uma vida, vá viver!
Faça coisas boas, ajude pessoas, viage, vá a shows, faça orações, busque a Deus,
Não seja escrava deste sistema! Você está viva!
Não estou falando para largar tudo, mas ter equilíbrio. Escutar uma boa música, se conhecer!
E nada de ansiedade!
Faça uma coisa de cada vez, relaxa!

Ana Júlia
10 months ago

Milhões de brasileiros estão nessa mesma situação, independente da sua faixa etária. O que mais existe no Brasil, são pessoas com seus diplomas da sua área de formação mofando nas gavetas, pois a velocidade de mudanças no mercado de trabalho, está tornando certas formações desvalorizadas ou até obsoletas. O meu irmão, tem 2 graduações, 6 pós, 1 mestrado, 2 idiomas fluente, todas as formações realizadas em instituições referenciadas e hoje é motorista de Uber, pois quando tinha 50 todas as portas se fecharam. Vc já reparou na quantidade de jovens que estão saindo do Brasil? É o mesmo sentimento de frustração, pois ralam em estudar, para receber um salário ridículo nas empresas. Vc vai ter que procurar se reinventar e procurar talvez uma saída como autônoma, pois será a sua melhor chance de ter uma melhor remuneração ou se dedicar para algum concurso público.

Thai
10 months ago

Por isso que eu dou o único conselho a todos: Não façam faculdade se o intuito é se sentir realizado na vida

Karen
9 months ago

e quanto mais uma mulher estuda mais difícil é ter um marido
não é eu que estou falando, é um fato conhecido

Sincera
9 months ago

É frustrante não ser valorizado no mercado de trabalho. Sinceramente o que desanima é isso. Vc tem especialização, mestrado, fluência e, querem te pagar só até 3 salários mínimos! Mts vezes sequer te contratam.
Dito isso, você é doutora, não pensa em concurso acadêmico? Sei que são escassos, mas pode ser uma boa alternativa

Brendin
9 months ago

Tu caiu no conto minha amiga. Faz o curso Milionário Com YouTube, tu vai ganhar em dólar e uma pessoa inteligente como você vai fazer muito dinheiro. E vai atrás de usar esse cabeção para estudar um pouco de filosofia por que não é só dinheiro que vai te dar completude.

jorge
9 months ago

cada é livre para tomar as decisões que quiser e se arrepender depois. você pode continuar e direcionar sua carreira para a área que gosta, se sabe realmente o que gosta. em vez de chorar as decisões que tomou e nem tudo está perdido, veja se vale a pena traçar um, novo caminho que lhe aproxime do que gosta. mas isso só você pode descobrir.

O cigano
7 months ago

Tirei as cartas gratuitamente para você. Elas foram muito positivas com relação a sua carreira e estudos . Você obteve aquilo que deveria obter e passou pelo que deveria passar. Seu saldo é bastante positivo e sua carreira é brilhante. O único conselho é que a partir de agora você evite novos inícios e corte alguns excessos, trabalhando com o que você já tem, pois a tendência é ir melhorando a partir daí. Boa sorte. Cartas: Cavaleiro de espadas ♠️, cavaleiro de ouros ♦️, Ás de ouros ♦️.

Leandro Silva
4 months ago

Estou com 41 anos e desde quando entrei para a escola até hoje não sei o que é deixar de estudar e ler livros e mais livros. Bom, para mim isso é uma grande satisfação. Torço para que se realize!!

Jeanne Rios
4 months ago

*não sei editar: se comparar