Estou cansada de não ser ouvida

Sempre fui uma pessoa empatica, que tentava entender os outros e se colocar no lugar deles. Agia com eles como queria que agissem comigo: ouvindo, aconselhando, escutando. Mas desde sempre não consigo ter essa reciprocidade das pessoas. Quando preciso desabafar com alguém, sinto que ninguém se importa de verdade. Estou me sentindo muito apática. Não tenho vontade de compartilhar mais nada com ninguém e nem de conversar com as pessoas. Mas isso né dói, pois sinto sozinha no mundo, mesmo sendo casada.
Será que devo ligar o foda-se e começar a ser mais egoísta e viver mais para mim sem me preocupar com os outros? Pois percebo que são essas as pessoas que se dão bem na vida e as outras gostam dela. Vontade de ser totalmente diferente do que sempre fui e passar a não me importar com mais ninguém.

9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Observador
3 months ago

Como foi dito no Globo Repórter, ontem, não se sentir incluído em grupos causa uma dor igual a perder um filho! No seu caso, sendo casada, podes conversar com teu marido, expor como te sentes! Já eu sou solteiro, 55 anos e com uma “Irmandade” egocêntrica e que muito já ajudei, é viver firme na amizade pela Fé em Cristo!

A Cupido
3 months ago

Não acho que você precise deixar de se importar com as pessoas por elas não serem recíprocas, mas acho que você precisa se importar primeiramente com você. 
Se as pessoas não escutam o que você tem a dizer, tenta escutar a si mesma, tenta entender o que gosta, o que você precisa e passar um tempo com a pessoa mais importante, que é você mesma.
Não significa que as pessoas não escutam o que você diz, talvez elas só não reagem do jeito que você reagiria, e isso acontece porque é o jeito delas. Acredito que o seu problema está mais em esperar muito das pessoas, esperar que elas sejam tão empáticas quanto você é,esperar que elas te digam o que você quer ouvir e façam o que você queria que elas fizessem.
Por isso, não espere nada de ninguém e trabalhe em você, ouça você mesma e se preocupe em fazer aquilo que te faz bem. Cuide de si mesma, a única pessoa capaz de fazer você se sentir melhor e que pode cumprir todas suas expectativas.

Luann
3 months ago

Sua empatia é mercenária pelo visto, já que você só faz isso objetivando algo em troca.
E quanto ao fato das pessoas não gostarem de te ouvir, fica tranquila porque isso é muito comum. Nem todo mundo aprendeu a ouvir ou dar conselhos, então preferem fugir.
Te aconselho uma terapia

ana julia
3 months ago

As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as delas, pois somos singulares, cada qual tem a sua personalidade e natureza, portanto, sempre haverá pontos os quais serão divergentes em um ou mais aspectos. O que te falta talvez seja modular o seu termostato sob as expectativas humanas, aprendendo a realizar a leitura das pessoas com as quais convive, para saber exatamente o que pode esperar delas, quais são as suas limitações, até que ponto elas poderão oferecer algo que te interesse para manter a continuidade da relação, mas JAMAIS tente esperar que as pessoas se comportem com você não mesma régua, do que você faz por elas. Vc não precisa ficar revoltada com o mundo e radicalizar seus pensamentos, ao se sentir emocionalmente descompensada pelas atenções que você oferece, mas não recebe na mesma proporção. Procure renovar o seu círculo de relacionamento, para buscar pessoas que seja mais parecidas com vc, para ser mais fácil acessá-las e entendê-las.

Laura
3 months ago

Deve sim ,,..
,.
,
,.
,
,.
,,m,,..mmm.mmnm

Donna
3 months ago

Passo pela mesma situação. A única pessoa que me ouve é meu esposo, então por esse e outros motivos comecei a fazer terapia. Ter ajuda profissional para lidar com meus problemas tem sido útil.

Teté de Sá
1 month ago

Te entendo perfeitamente, é assim comigo também, Acredito que você deva tirar um tempo somente para si, longe das pessoas e principalmente de bate-papos virtuais e redes sociais, pelo menos por um dia inteiro. Tire esses momentos para fazer as coisas que mais gosta e SOZINHA.

NILTON SANTOS
1 month ago

Você já pensou, que quem criou essa situação foi você mesma?
Sempre esteve disponível e disposta a ouvir e aconselhar, demonstrando estrutura sobre diversas dificuldades da vida.
Você já imaginou de como as outras pessoas ver você?
Talvez elas pensam que você seja a super heroína delas e quando chega a esse nível, dificilmente vão aceitar que você tem defeitos e dificuldades (não vão aceitar que você seja um ser humano comum).
O ideal é você não pensar que o problema está em você mas, sim, na situação.
procure novos circulos de amizades, novos elos de confiança e o melhor ainda, parar de ser um ouvido sempre disponível, do tipo que guarda suas dificuldades para ouvir as dos outros.
situação normal, mas, muito prejudicial para você

Mel
1 month ago

Não é deixar de preocupar com os outros, mas cuidar de você, de sua saúde, de sua beleza e de seu intelecto primeiro, assim você se torna mais segura.