Eu tenho muitos problemas com a minha mãe, acho que é porque somos muito diferentes. Sabem, sempre fui o tipo de filha que absolutamente nunca deu trabalho nenhum, mas recentemente eu fiz minha primeira besteira e espero que seja a última: eu bebi demais e minha mãe descobriu. Eu sei que isso é extremamente errado e aceito ela e meu pai terem perdido a confiança em mim, só tem um problema. Nunca nos damos muito bem, ela é compradora compulsiva então já até tivemos algumas dificuldades financeiras por causa disso, uma vez ela mentiu e disse que estava com câncer, cortou o cabelo curtíssimo e acabaram pegando ela na mentira. Daí na outra vez disse que precisava de 40 reais por semana para fazer transplante de célula tronco, então minha avó (sogra dela) seguiu ela de novo e descobriu que era mentira também. Cresci com isso. Nós nunca moramos muito tempo no mesmo lugar mesmo tendo casa própria, ela sempre faz com que eu e meu pai aceitemos mudar. A gota d’água pra mim foi ter falado com meu pai que eu empurrei ela, só que eu jamais fiz isso, pois apesar de tudo ela é minha mãe, eu a amo e devo respeito à ela. Talvez seja culpa minha, eu tenho 16 anos, deve ser fase da idade, mas quando isso vai passar? Eu sinceramente nunca me abri com ninguém, sou o tipo de pessoa que dizem que não tem coração, mas eu só não consigo demonstrar muito, entretanto cheguei num nível que eu preciso que alguém me diga se isso vai passar ou não…eu sei que eu errei uma vez, e que sou uma adolescente idiota, mas eu não sei o que fazer.

Sim, embora semelhantes entre si como todos os seres humanos, você é diferente da sra sua mãe; e de todas as demais pessoas, aliás. Portanto, conserve-se uma boa garota, não faça mais besteiras como a do alcool, e também não se envolva com a compulsividade da sua mãe. Não é problema seu e nem questão que se resolva senão por tratamento. Fale com o sr seu pai sobre o site de Compradores Compulsivos Anônimos e peça a ele que dê uma olhada. No mais estude, espere a sua maioridade e a sua independência econômica e parta para tocar a sua vida de modo saudável, então ‘no seu cantinho’.
Você apenas tem 16 anos, infelizmente todos temos problemas, sejam pequenos ou grandes, você que está dentro do problema, parece ser algo sem solução. Talvez seja uma fase, talvez, mas o importante é a maturidade, você ainda vai crescer, amadurecer, isso sim que fará a diferença, que fará você encarar os problemas de forma diferente. Só não exagera na bebida, pois muitas pessoas que bebem em excesso é para preencher algum vazio, geralmente relacionado a problemas pessoais. Te desejo tudo de bom. Força.
O problema não é você. Você tem só 16 anos, não se martirize por fazer algumas bobagens. Sua mãe tem problemas e isso pode te causar grande angústia. Mas primeiro de tudo, entenda que não é sua culpa.
Respeite sim sua mãe e seu pai, e aceite-a do jeito que é. Aceite o fato de que talvez vocês nunca se identifiquem. Busque sua independência, invista em você para que não precise ficar muito tempo nesse núcleo. Vai ser muito mais fácil conviver com ela quando tiver sua própria casa.
Pelo que descreveu, ela precisa de tratamento. E provavelmente você também, porque as loucuras dos pais deixam sequelas profundas nos filhos!
No mais, não se preocupe. Família é sempre difícil mesmo. Não leve nada disso muito a sério ;)