Dividas de familiares

Quando tinha 30 anos ganhava muito bem e poupava bastante, mesmo com viagens e despesas com filhos e casa sobrava dinheiro. O meu cunhado ficou desempregado e não encontrava emprego, pediu-me dinheiro emprestado para criar o negócio dele e que me pagaria com juro mal tivesse o dinheiro, falei com minha esposa e ela confirmou que o irmão era de confiança e que deviamos ajudar porque eles precisavam. O problema é que já passaram 5 anos e o negócio dele está muito bom, ele já ganha mais que eu e nunca me pagou o dinheiro de volta e pessoal era muita grana. Sinto-me defraudado pelo meu cunhado, falou que ia pagar mal tivesse e não o fez, comprou casa nova, carro novo, viaja ao estrangeiro pelo menos 2 vezes por ano e pagar a quem deve? Minha esposa pediu para eu esquecer o dinheiro porque isso poderia criar discussões familiares mas eu acho injusto. Dividas de familiares é péssimo, eu e meu cunhado até nos dávamos bem mas agora nem consigo ver a cara dele e não pensar que ele é um aldrabão. Não empreste dinheiro a familiares é a minha dica.

8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ana
5 years ago

A sua esposa está mais preocupada em manter o relacionamento familiar do que auxiliar o seu marido a recuperar o dinheiro? Legal ela heim! Não foi ela que te induziu a esse empréstimo, alegando que o irmão era confiável, portanto não resta dúvidas, de que essa responsabilidade de correr atrás do prejuízo, cabe a ela. A propósito, qualquer familiar não diretamente envolvido com o recebimento do empréstimo, deveria dar razão a vc, pois isso foi um ato de desonestidade. Essa sua esposa agora quer tirar o corpo e vir com essa historinha de perdão de dívidas. Haja paciência! Eu no seu lugar falaria com ela, conversar com esse irmão e se não houver solução, caso você tenha provas da transmissão desse empréstimo, entraria com uma ação monitória na justiça.O seu cunhado tem que declarar esse valor no seu IR, portanto, dependendo da forma, como foi feito o empréstimo existe sim chances de recuperá-lo na justiça e ainda corrigido. Moralmente você deveria conseguir esse dinheiro de volta, por bem ou pelos recursos judiciais, pois ele está sendo muito cara de pau. A propósito, esse seu cunhado só está fazendo cara de lua para te pagar, justamente por ter percebido que podem te enrolar e que vocês estão cheios de tato com esse assunto pela tal relação familiar. Cabe a sua esposa grudar no pé dele e NÃO ceder, fazê-la ver ou telefonar direito, até conseguir o dinheiro.

Ogaiht
5 years ago

Sua esposa tem grande parte da culpa. Ele que deveria tomar frente e não se acovardar, pois é o irmão dela. E afinal, esse dinheiro será do filho de vocês futuramente. Absurdo. Eu jogaria na cara dele no meio de todos da família para ver se ele toma vergonha na cara e te pagasse. Família assim, dispenso. Como diz o velho ditado, melhor só que mal acompanhado.

Madelene
5 years ago

Acho que quando você empresta dinheiro você deve pensar muito bem porque depois além de ficar sem o dinheiro fica sem essa amizade

Ice Queen
5 years ago

Dividas entre familiares são sempre uma pedra no sapato, por um lado é família por outro você quer a divida saldada

Felix
5 years ago

Dividas são dividas, são sempre uma chatisse

Observador
4 years ago

Não é raro a família da esposa se beneficiar de benésses dela. Meu irmão passou por isso: a concunhada dele deixou de pagar o sofá comprado no nome dele, porque a esposa “misturou” o luto pela morte do irmão e o status da cunhada dela de viúva. Já minha mãe quando ficou viúva (na época do fiado) passou em todos os lugares que meu pai fazia compras e, houve um gesto nobre do dono do Supermercado, que liberou do pagamento da divida porque meu pai era amigo dele!

Fico
2 years ago

Eu também aprendi da pior maneira que em relações familiares não se empresta dinheiro. Tenho até já a desculpa na ponta da língua para quem vier pedir. E o dinheiro perdido não é nada perto do incômodo que se sente toda vez que se chega perto do caloteiro.