Sem nenhum tipo de relacionamento social

Acabei de fazer 18 anos e minha vida em geral é muito atrapalhada por eu ser uma pessoal extremamente tímida, reservada e pessimista as pessoas que converso são as que conheci criança porque hoje em dia não consigo fazer novas amizades, não tenho a menor vontade de sair de casa para festas, não bebo, não fumo e só saio de casa para praticar esportes, já tentei mudar e tentar se socializar, mas eu simplesmente travo na hora que conhecer alguém, principalmente meninas da minha idade ou mais velhas, começo a suar frio, e nunca sei o que falar, até por isso fiquei só com 1 pessoa minha vida toda, nem mesmo por redes sociais eu consigo conversar e sempre penso que a pessoa vai acabar me achando chato e enjoativo, meus pais acabaram de se separar e também estão cheios de problemas financeiros então não quero atrapalhar eles com meus problemas, eu realmente queria mudar isso, mas não tenho ideia de como, todas as maneiras que tentei não funcionaram, e hoje minha vida se resume a ficar sozinho no meu quarto assistindo séries ou saindo de casa para praticar esportes. Enfim, realmente só para desabafar com alguém diferente

5 Comentários

  • manuela 4 de abril de 2019

    Terapia para lidar com a timidez pode ser de grande ajuda. É maior de idade, pode ir sozinho buscar isso. O SUS oferece profissionais, embora filas e demoras, etc. Vá a uma unidade de saude e peça encaminhamento.

    Resposta
  • Yeda 4 de abril de 2019

    Urgente terapia, pois você terá que trabalhar, os seus medos, a sua elevada autocrítica, a sua baixa estima, sem essa ajuda profissional, continuará travado com seus problemas. Treinamentos de neurolinguística, ajudam também bastante. Tem uma escola chamada núcleo ser, que ajudou bastante meu filho, com seus problemas. Você passa um final de semana em um Hotel, eles desenvolvem atividades durante o dia todo, que ajuda muito na melhoria da sua auto confiança. Eles tem uma equipe enorme de suporte, como neurolinguístas, psiquiatra, etc . Não é gratuito, mas te garanto que vale cada centavinho, pois acredite ou não, em um final de semana tirou meu filho da depressão. Ele saiu desse treinamento totalmente expandido, voltou a estudar firme, hoje com 24 anos já é pós-graduado, isso para uma pessoa que detestava estudar, foi um grande adianto, inclusive o seu relacionamento disfuncional com sua namorada, foi também resolvido após esse final de semana. Não passou duas semanas, para ele arrumar outra garota, muito melhor.

    Resposta
  • Franz 4 de abril de 2019

    Faz exercícios, isso já é um sinal positivo. É bom lembrar que se você vai arriscar entrar em um ambiente a fim de socializar, então que seja um risco completo. Exemplo: que esporte você pratica? Por que não tentar outro esporte, mesmo que ele aparentemente não te atraia? Não é uma questão de ser bom ou não em determinada atividade, e sim de se associar a pessoas que no momento possuem praticas semelhantes as suas. Outro exemplo: Gosta de filmes series? Ótimo! participe de fóruns ou grupos pela internet que tratam de seus filmes e series de preferencia. Você terá assunto a tratar lá, você sabe que terá, então não tenha medo. É preciso trabalhar a socialização, qualquer meio pelo qual a realiza é aceitável. Não caia no erro de ficar pensando em como as coisas poderiam ser diferentes não fosse a danada da timidez.

    Socialização para tímidos infelizmente precisa ser lapidada com o tempo, mas sabe o que eu aprendi por experiencia própria? Os tímidos são mais precisos quando arriscam, é sempre preto no branco, sem meios termos. e isso te rende boas experiencias. Não tema o constrangimento, deixe de frequentar o lugar caso creia que sua socialização foi comprometida. Não tema a solidão, valorize-a e retenha os bons frutos que ela lhe proporciona hoje. Seja firme, você precisa moldar-se ao mundo e não ele a você. Não é fácil, eu sei bem que não, e não deveria ser mesmo.

    Resposta
  • Luana 4 de abril de 2019

    Será mesmo só timidez? você tentou ir a fundo nisso? Terapia é a melhor opção, hoje em dia existe terapia online, a consulta muitas vezes é mais em conta que pessoalmente e é tudo regulamentado. Assim como você eu sempre tive problemas em socialização e me cobrava de mais isso, demorei a entender que eu me cobrava mais pelos outros me cobrar e não por mim mesma, eu estava bem na minha, gosto da minha solidão, mas foi na terapia que descobri que todos aqueles sintomas que todos diziam ser insegurança e timidez era asperger, descobri que meu cerebro reage a estimulos de uma forma diferente, é mais desenvolvido em umas áreas que em outras, aprendi a lidar com isso, me redescobri e hoje me aceito como sou, a partir do momento que me aceitei como eu era, começou a abrir um leque de oportunidades dentro daquilo que eu poderia fazer, inclusive em relacionamentos. Busque mais a fundo sobre você, procure se conhecer melhor, só pela descrição que você está dando, não tenho como te afirmar que você seja asperger, mas pesquise sobre o assunto, só você vai saber se identificar.

    Resposta
  • Felipe Ferrão da Silva 4 de maio de 2019

    Qual esporte você pratica?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *