Receio em relação a Engenharia

Vendo vários relatos, percebo que não estou sozinho quanto ao receio em relação ao futuro.
Faço Engenharia Mecânica em uma boa faculdade, e estou no meio do curso. É um curso difícil mas muito interessante também.
Estou para começar um estágio em uma multinacional no começo do ano que vem, se tudo correr bem. Mas me vejo com alguns questionamentos em relação à experiências de colegas.

Um mercado exigindo todo tipo de qualificação e experiências de todo tipo para quem está chegando (ainda assim sem garantia de nada), e está chegando aos montes.
Tirando ainda o ambiente de pressão, e muitas vezes de competição na indústria privada relatado por algumas pessoas (tenho um primo formado a 8 anos em Engenharia Elétrica, 2 anos desempregado que diz a MESMA coisa).

Meu questionamento é se não valeria mais a pena eu me dedicar e um concurso público, para depois terminar essa graduação com mais calma, e com uma maior estabilidade. Isso tudo claro, depois de realizar o estágio, que é em uma área muito bacana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

5 Comentários
  1. Michely Diz

    Não posso dizer pelos outros, digo por mim: não sou rica, me formei a muito custo em uma universidade pública, fiz contábeis, ganho pouco, não gosto muito do que faço mas compra a minha comida, é quase um sub emprego na minha concepção kkk. Se tivesse condições: faria faculdade do mesmo jeito, aproveitaria a oportunidade que Deus me deu, e depois faria concurso público (do mesmo jeito que estou fazendo agora, correndo atrás), por um motivo: ninguém pode jogar na minha cara que não tenho formação!! Filho, é maravilhoso estudar para concurso, se passar no primeiro, que glória! Mas e aí, se ficar estudando dois, três, quatro anos! A família vai aceitar numa boa ou vão jogar na sua cara que vc é um nada? um nada q largou faculdade boa que podia ao menos estar trabalhando e não está! e se for procurar emprego, só tem ensino médio! Tem que pensar nessas coisas tbm, e outra, a motivação para voltar pra facul não será a mesma até pq as prioridades da vida mudam ao longo do tempo! Se desistir da faculdade agora, prepare o psicologico pq as comparações com seu primo vão acontecer, vc msm vai se auto comparar com os colegas de classe que já estarão formados e muitas vezes trabalhando na area (se vc não conseguir passar nos primeiros concursos). E outra, com diploma, vc pode fazer concurso para ensino superior, a pedreira é maior mas o salário compensa.

    1. Luma Diz

      Concordo! Também sou formada em contábeis, trabalho em escritório e o que eu ganho tenho que praticamente fazer um milagre pra pagar as minhas contas. Infelizmente o profissional contábil é muito desvalorizado… Agora estou começando a estudar para concurso.
      Sempre rola aquelas indiretas dos familiares sobre o fato de eu ainda estar dependendo dos meus pais, mas uma coisa que realmente não podem reclamar é que eu tenho um diploma na mão.

  2. Ogaiht Diz

    A questão é quanto tempo vc vai levar para passar em um concurso público. Hoje em dia está MUITO difícil. Precisa ponderar isso MT bem. E em relação ao mercado de trabalho, é isso msm. Vc vai morrer estudando, pq a competitividade só aumenta e vc sempre precisa ser o mais preparados dos preparados. Avalie. Faça o q goste. Só assim para vc aguentar essa eterna labuta.

  3. Anonimo Diz

    Eu sou de Brasília e aqui nós respiramos concurso público. Meu pai era Auditor Fiscal da SRF e minha mãe auditora do TCU. Nós fomos muito pressionados a ser servidores por causa da estabilidade, etc. Minha irmã é Analista do Senado, meu irmão do MPU. Eu fui o único que não passou em concurso e jamais conseguiria, pois eu odeio perder tempo estudando coisas que não farão diferença nenhuma na minha vida. Eu fui atrás daquilo que tenho afinidade me tornei consultor de investimentos no Citibank. A empresa tem uma cultura desafiadora, não deixando as pessoas ficarem na zona de conforto. Aprendendo sobre investimentos eu comecei a investir meu próprio dinheiro. Eu ganhei muito dinheiro na bolsa de valores e hoje eu sou o mais rico da família, sou um pequeno milionário. Tenho uma BMW X3, moro em uma cobertura duplex avaliada em 3 milhões, tenho 2 rolex, 1 tag heuer e 2 omegas e viajo para o exterior sempre na classe executiva. Servidor público você fecha duas portas na sua vida: A da pobreza e a da riqueza.

    Não acho uma má opção, mas deve ser monótono ficar fazendo trabalhos burocráticos. Sei lá. Eu não gostaria. Mas há quem goste.

  4. decifrada Diz

    cara… termina a sua faculdade pq de qualquer jeito vc precisa de uma profissão nem que seja “auxiliar de engenharia’, estudar para concurso é uma ótima ideia se vc for uma pessoa estudiosa, mas como vc vai ter que trabalhar como qualquer ser humano normal rs, é melhor garantir a sua profissão o quanto antes.

Usamos cookies para dar uma experiência melhor aos utilizadores que visitam o nosso site. AceitarPolitica de Privacidade