Quero largar a licenciatura faltando pouco

Curso a licenciatura na área de Letras, na qual já sou formada pela titulação de bacharel desde 2016. Mas, como a titulação de licenciatura é necessária para dar aula em escolas, resolvi fazê-la e só faltam 3 matérias, sendo que duas são de estágios (são muito chatos!).
O problema é que não tenho mais vontade de dar aulas, estou desanimada com a educação e já estou satisfeita em ter me formado em bacharel de Letras, área que adoro e até fiz pós.
Contudo, recentemente, resolvi começar a cursar a graduação de TI porque sempre curti tecnologia e programação.
Estou adorando demais! Sinto que quero trabalhar com isso e não vejo mais sentido em continuar cursando a licenciatura, até porque a área de TI é melhor em relação a salário e me satisfaz, além de eu não ter vontade mais de dar aula em escola.
A angústia é que faltam 3 matérias e são as mais insuportáveis de todas. Não sei o que fazer.

3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Observador
4 years ago

Para quem já tem graduação e pós em Letras, suponho que a especialização e licenciatura sejam equivalentes, ou seja, já terias uma lingua para lecionares e naturalmente seja o inglês. Quanto à busca por TI vejo como equivalente ao “1,99”, barbearia e uber: todos estão buscando. O “1,99” já chegou à saturação e que deve ser o destino dos demais. Porque não usares a tua formação em Letras e prestares concurso como Tradutora Juramentada (documentos oficiais) de Embaixadas e Ministério das Relações Exteriores!

Anônimo
4 years ago

Você pode ver de duas formas essa situação:
Faltam 3 matérias insuportáveis, para uma coisa que você não quer fazer,

Ou

Falta só mais 3 matérias para você ter um diploma que você pode ou não usar no futuro. Nisso se as coisas apertarem, você pode dar aulas para não ficar desempregada.

ana julia
4 years ago

Acho que é sempre bom ficar antenada nas ofertas às vagas de emprego, para você enxergar as melhores opções de carreira e os níveis de exigências das ofertas de emprego. Existe uma regra no mercado de trabalho, quanto mais chata e difícil a área de especialização, melhor se remunera e em tecnologia da informação, segue o mesmo caminho. De nada adianta ficar acumulando canudos de graduações, com conhecimentos básicos, sem se especializar e ser realmente muito boa em uma determinada área. O mercado de trabalho quando encontra uma grande demanda de candidatos, que sabem fazer o mais do mesmo, tendem a depreciar os seus salários e são poucas as empresas que investem no profissional, pois esperam contratar o profissional já pronto, com domínio no assunto. Se porventura você escolheu se graduar em engenharia da Informação, já melhora um pouco, mas entenda que mesmo após se formar, terá que gastar uma boa grana para se especializar em linguagens, caso não tenha a sorte de descolar um bom estágio, cuja empresa tenha interesse de investir na sua pós formação. Você irá precisar ainda ter um bom domínio do Inglês, pois será outro diferencial. Quanto a sua desprezada área de letras, se você conseguir uma colocação por ex de secretária executiva, irá receber muito mais do que um analista, pois esse mercado pode ser considerado cativo das mulheres. Outra área que se remunera bem, é como tradutora, caso seja realmente boa no idioma inglês.