Não posso errar, não posso cometer uma falha sequer

Consideram-me uma pessoa muito esforçada, inteligente e por isso cobram muito de mim. Sinto-me sobre pressão. Não posso errar, não posso cometer uma falha sequer. Caso isso ocorra, sou julgada e sinto-me sob pressão de fazer “tudo correto” da próxima vez. Professores, amigos e até minha família exigem que tudo esteja correto, sem nenhum erro. Sou cobrada demais, e isso afeta emocionalmente em mim. Queria que entendessem que assim como qualquer pessoa, tenho erros, e isso é completamente humano. Por favor, alguém consegue me dar um conselho, uma ajuda em relação a isso? Agradeço imensamente desde já.

Ler
Não consigo estar com mais ninguém sem ser ele

4 Comentários

  1. Quando errar em algo, apesar das cobranças externas, não ‘se’ cobre juntamente. Vai ver como ‘o barulho de fora’ perde o poder se ‘por dentro’ aceitar de verdade que todos somos humanos. Deixe de acreditar nessa papagaiada de ser cobrada e de acertar sempre e isso não terá poder algum sobre você.

  2. Eu acredito que você deve ser uma pessoa extremamente perfeccionista e auto-crítica, e não ao contrário. Porque você se importa muito com o que os outros pensam de você, e se cobra para corresponder com as expectativas dos outros. Cobranças sempre vão existir, o problema que você não esta sabendo lidar com isto. Procure ajuda de um profissional, um psicólogo, ou um psiquiatra, você pode estar passando por depressão, stress, ansiedade, e por isto esteja super valorizando as coisas. Converse com seus pais sobre esta angustia.

  3. Você está colocando muita pressão sobre si querendo ser perfeita, isso acaba com o psicológico e você ganha uma depressão. Mostre para os outros que “errar é humano” de vez em quando, tente fazer perfeito algo que será agradavel para voce, como por exemplo: se você se sente bem com uma casa impecavelmente limpa, faça isso, eu não ligo, sou do tipo 80% se não gostou, problema seu pois não vou tentar ser 100% para “os outros” sabendo que isso vai me deixar irritada pela pressão dos 100%. Resumindo, procure ser perfeita naquilo que te agrada, se não, não sugue toda sua energia para agradaros outros.

  4. Eu entendo vc, pois também me sinto assim. Mesmo que eu tente relaxar e levar tudo mais na boa, sem cobrar, sempre acontece o erro na hora que não pode acontecer. Eu não sei se isso tem cura, se isso um dia vai acabar, só sei que é assim comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar