Me sinto sendo tratado como criança

Tenho 20 anos, e tenho a sensação que todos ao meu redor ainda me tratam como criança (ou um adolescente).
É frustrante, sempre tive que correr atrás das minhas coisas, sempre me considerei uma pessoa madura desde cedo, devido as responsabilidades que tenho e que adquiri logo cedo.
Claro que eu ainda tenho meus hobebéies, como jogar vídeo game, mas isso nunca foi e nunca vai atrapalhar as minhas responsabilidades.
No meu serviço, meus companheiros de trabalho se dirigem a mim de forma infantil, como se eu fosse uma criança ali, muitas vezes zoando esperando que eu me irrite e reclame, e mesmo eu mantendo a calma e ignorando, ainda assim insistem.
Em casa, meu pai me vê como uma criancinha, sempre olhando torto quando saio.
Alguns meses atrás ouvi por aí que ele iria comprar uma moto para mim, foi aí que finalmente pensei que meu pai me visse como um adulto, e iria me ajudar a me virar.
Eu até ajudaria no pagamento caso necessitasse.
Porém, ele me veio com uma lambreta e disse que era só para andar pelos arredores da minha vizinhança, nem sequer deixou colocar a “moto” no meu nome, e pior, ainda falou para mim dividi-la com minha irmã.
Não somos uma família de condições ótimas, então nos esforçamos para nos ajudar, eu tento ajudar, mas meu pai nega, não reconhece meu esforço, não nota e nem quer notar como eu cresci e amadureci. Eu perdoaria caso fosse uma pessoa desconhecida, pois meu porte físico não ajuda muito, realmente aparento ter uns 16 anos.
Porém, pessoas próximas me tratando como criança realmente me entristece, pois acabo sendo barrado por certas atitudes.
Não sei o que faço, será que realmente sou infantil?

5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Paula
4 years ago

É mais comum do que você imagina, os pais enxergarem seus filhos como crianças, talvez pelo seu instinto de proteção, mas quando a situação se estende para a sua vida profissional, já é algo para você tem que repensar a sua postura. Algo em você a infantiliza, talvez o jeito como você conversa com as pessoas, suas reações, mas de qualquer forma isso pode ser mudado, melhorando talvez a sua linguagem corporativa e não dividindo situações da sua intimidade. Se você joga vídeo game, sem problemas, pois eu também adoro jogos de PC, jogo Albion, mesmo tendo 56 anos, mas não divido o que faço no meu lazer, com quem não me interessa. A propósito esse jogo está cheio de quarentões e cinquentões, que eu sei que se divertem, inclusive profissionais de alto nível. A vida de adulto é só uma sucessão de obrigações e responsabilidades, porque não ter seus momentos de resgate da juventude. Se não fosse dessa maneira, os parques da Disney não seriam um sucesso absoluto e se bobear os pais se divertem mais que seus filhos. Quando levei minha mãe de 80 anos, nunca a vi tão feliz na vida. As pessoas tem o péssimo hábito de colocar rótulos, especialmente quando você está em uma ambiente competitivo, por esse motivo não deve dar essa abertura. Seja mais contida no seu trabalho, mas na sua vida pessoal não deixe de ser a fofa que você é.

Ogaiht
4 years ago

Isso só muda com o tempo e com suas atitudes. Demonstre maturidade e independência.

Vitoria
2 years ago

Sei como você se sente. Sou uma adolescente e uma parta das pessoas ao meu redor me veem como uma crianca ( não estou falando da minha família ) Realmente uma parte das pessoas ao meu redor me acham infantil, na verdade eu já foi considerada mais imatura do o resto das pessoas desde de pequena, as coordenadoras da escola diziam que eu era mais imatura que meus colegas por eu chorar por qualquer coisa etc ( isso quando eu era uma crianca ) agora com 14 anos sim ! Já foi considerada infantil e vista como uma crianca. Um dia com os meus 13 anos quando foi fazer sabe aquelas testes psicológicos para detectar problemas como autismo por exemplo, a mulher que estava me atendendo para fazer os testes me considerou infantil disse que tinha vontade de me pegar no colo, eu fiquei muito chateada. Eu realmente sei como é passar por isso, acaba vindo um sentimento de humilhacao, inferioridade.

cadmio48cd
1 year ago

sei como é, quando eu tinha a sua idade (20 anos) era pior ainda, eu tenho 1,70 e na época era muito magro (e ainda sou) e tímido e a voz fina se comparado a outros homens da minha mesma idade e eu parecia ser muito mais novo do que eu realmente era, eu notava que as pessoas evitavam de falar de problemas pessoais ou coisas “adultas” na minha frente e quase sempre falavam num tom de brincadeira comigo, isso me gerava um sentimento de inferioridade pois eu não conseguia impor respeito diante das pessoas. a minha mãe também não era muito diferente, confesso que já até arrumei briga por isso porque eu realmente me sentia mal como as pessoas me tratavam, isso só foi melhorando depois que eu fiquei mais velho, eu também me isolava muito das pessoas porque quanto mais afastado eu ficava delas melhor para a minha auto estima. jogar video game não te torna infantil, pois se duvidar há pessoas mais velhas que você curtem coisas ainda mais infantis como jogar bola. tente vestir roupas sem estampas para se parecer menos infantil ou se isole de eventos sociais para você não passar por “frustrações” ou “traumas” que vão te marcar para o resto da sua vida. hoje tenho 28 anos e felizmente esses problemas acabaram mas mesmo assim ainda guardo ressentimentos dessa época, quem sabe um dia eu não consiga superar.