Fobia social

Como qualquer pessoa tenho problemas e os carrego a algum tempo, mas hoje em especial não estou bem. Sofro de ansiedade e com ela vem a fobia social, estou desemprega a 8 meses, mas não entrego currículos por medo desse contato, apenas mando currículo por emails. Sei que muitos acham bobagem, mas fobia social é mais sério do que se parece. Me sinto uma fracassada por isso. Não tenho com quem conversar sobre isso, por isso me sinto pior.

4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
J
7 years ago

Porque você não vai se tratar? Tem medo também?

Quase três anos depois
7 years ago

Você poderia buscar tratamento, mas se não conseguir fazer isso, tente ao menos buscar algo que você goste. sei lá, você algum animal de estimação? Cachorros são uma boa opção, são leais, amáveis e divertidos. Cuidar de um certamente te ajudaria. Mas VC tem que cuidar, não deixe fazerem isso por vc. Vai ser bom para você se sentir responsável pelo bem estar de uma vida, acredite, amor, carinho, cuidado curam. E você também pode levá-lo para passear, ne um lugar bem reservado se preferir. Com isso você vai se sentir menos sozinha e útil, sem falar que caminhar vai te fazer bem.

Depois conta o que aconteceu, quero saber a continuação da sua história.

Auriana
7 years ago

Você sabe que tem uma situação que limita a sua vida, que você classifica como fobia social, talvez uma síndrome do pânico e o que a impede de dar outros passos na vida, inclusive de procurar um novo emprego, de forma que você acabou tbm desenvolvendo uma depressão. Sinceramente, eu não sei o motivo pelo qual você está demorando para começar urgentemente um tratamento psiquiátrico, acompanhado de terapia (psicologo), até mesmo em grupo é muito bom, yoga e meditação. Ahh! você vai dizer não tenho dinheiro, então vamos lá:a) Psiquiatra, no Sus tem, mas se você mora em SP, recomendo ir ao Hospital das clínicas, pois eles tem um centro de referência e prestam ajuda gratuita e até fornecem os medicamentos lá mesmo. b) psicologos- em geral os convênios médicos tem, mas se não tem um convênio, entre em contato com as faculdades de psicologia da sua Cidade, pois eles tem grupos de atendimento gratuito. Algumas federações espíritas tbm mantém integrantes psicólogos e formam grupos de ajuda. É só procurar, joga no google. O centro Bezerra de Menezes por ex. presta essa ajuda. c) yoga, tem em vários locais, jogue no google como yoga gratis (catraca livre), tem em vários locais inclusive no parque ibirapuera. Ate acumpuntura para diminuir a sua ansiedade tem gratuitamente, por ex ao lado do hospital SP, mas existem em muitos outros locais. O primeiro passo é você fazer um pacote de atitudes de ajuda médica e terapêutica para você dar o primeiro passo, sentindo-se melhor o processo de procurar emprego não mais será uma tortura e algo a mais para ferrar a sua auto estima O que você tem tem tratamento, portanto comece por esse caminho e o emprego pode esperar um pouco mais você voltar para os eixos.

Amigo
7 years ago

Em algum momento de sua vida, algo aconteceu que você julgou vergonhoso e, desencadeou a Fobia Social. Comigo foi “um sair do ar” quando o ônibus fez a curva, eu tinha 13 anos (há pouco menos de 5 meses para completar 14 anos). Minha irmã que estava junto, repetiu, exaustivamente a minha queda no ônibus. Amanhecer do dia seguinte, começou a Fobia Social: tremi ao pegar a caneca do café e, aí foram somatizando estes maus momentos, que duraram firmemente 30 longos anos. Tive minha juventude perdida por não ter tido Lazer, companhias: para mim as pessoas me observavam o tempo todo em todos os lugares. Com Fé em Deus consegui fazer Pós Graduação e seguir uma Carreira Profissional. Minha mãe quando leu um artigo sobre a Fobia Social, disse: “Não sabia que sofrias tanto”. Ela pensava que se tratava de uma timidez mais acentuada por isso evitava lugares públicos, especialmente restaurantes, pela imagem gravada na memória do início da Fobia Social: ter tremido numa mesa, café da manhã. Sei que é difícil a superação, mas caminhe deixando a mente “viajar” pela sua história de vida. Os Centros Espíritas Kardecistas ajudam muito: eles fazem um acolhimento dentro daquela máxima “estás entre amigos”; ouça as doutrinárias deles. Somos Energia e fragilizados por problemas, os espíritos pouco evoluídos colaboram para que Não desenvolvamos a auto-estima e fiquemos focados no problema. A ida ao Centro, pela Imposição de Mãos dos Médiuns (o chamado Passe) além de sermos ajudados, ajudamos a quem não encontrou Deus ainda e esteja conosco, seja encaminhado à Deus. Como o Brasil tem fórte Tradição pelo Catolicismo, se preferires e te identificares mais, pódes participar de Missas Carismáticas, que geralmente tem a Procissão do Santíssimo Sacramento (Jesus Eucarístico) aí estarás se encontrando com o Maior dos Mestres, o Médico dos Médicos: Jesus. Que Deus te abençõe e o Espírito Santo Ilumine tua Caminhada Existencial.