Exame de doenças sexualmente transmissíveis

Olá.
Eu sou mulher e gostaria de saber a opinião dos homens.
Qual sua opinião em relação a pedir exames de doenças sexualmente transmissíveis ao homem antes de transar? O exame pode ser feito pelos dois. Como abordar esse assunto de uma maneira que o homem não se sinta ofendido?

10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mysarre
7 years ago

Com licença, eu sou mulher mas vou me intrometer. A maioria se sentiria ofendido sim, mas se é algo que você considera importante. Em minha opinião, mais importante do que pedir exames (que podem ser falsificados, por exemplo), é você usar sempre preservativos. Nada é mais seguro e fácil do que isso. Muito mais fácil do que pedir exames de dsts.

Exame de doenças sexualmente transmissíveis
7 years ago

Obrigada por expor sua opinião, Mysarre.

Concordo. O uso do preservativo é extremamente importante, tanto anticoncepcional quanto camisinha.
No entanto, mesmo fazendo uso de preservativos podemos nos contaminar com doenças. Por essa razão, o exame ajudaria.

A questão seria:

O exame pode ser feito pelos dois. Se o homem se sentir ofendido seria pelo fato de ele ser portador de alguma doença?

Ljose
7 years ago

Eu acho descabido, acho uma obsessão exagerada, uma paranóia. Se você precisa de uma “garantia matemática” na sua vida, você está com uma visão muito materialista e pragmática sobre a vida. Eu concordaria com isso se fosse apenas para transar com alguém que você não pretende seguir adiante, mas não com alguém que você, de repente, diz amar, ou pensa em ter um relacionamento sério. Na pior hipótese, procuraria antes saber do passado dele para saber se corre riscos reais. Procuraria saber, principalmente, se ele tem alguém tendência homossexual, por causa de risco de HIV. (apesar da indignação dos ignorantes, os homossexuais tem 20 vezes mais chances de contrair HIV).

Exame de doenças sexualmente transmissíveis
7 years ago

Obrigada pelo comentário, Ljose.

Uma pessoa normal não inicia um relacionamento extremante apaixonada ou amando, tais sentimentos irão se manifestando com o tempo.

No entanto, mesmo que a pessoa esteja muito interessada na outra no início do relacionamento não significa que isso por si só represente que ela não seja portadora de uma doença, tampouco o histórico sexual, pois existem pessoas que são portadoras de doenças e não sabem, porque algumas demoram a si manifestar.

Quanto à homossexualidade, não é possível saber. Eu tenho propriedade para afirmar porque já me relacionei com um homem e achava que ele era heterossexual, depois descobri que ele gostava de homem. Inclusive, o desgraçado me contaminou com herpes, e não houve sexo, apenas pegação.

Hoje em dia tudo está muito liberal, o sexo está mais fácil, consequentemente as pessoas transam mais e com diversidade de parceiros e parceiras. Alguns anos atrás a situação se fazia presente, mas não tão acentuada como agora.

Ljose
7 years ago

Eu entendo isso, mas eu estou adotando uma posição conservadora sobre relacionamentos: de que você não vai transar antes de conhecer a pessoa de verdade, estou assumindo que num relacionamento haja intimidade e transparência a ponto de você saber que a outra pessoa não faria algo muito diferente do que você faz, não sairia com pessoas muito inconsequentes, promíscuas, por exemplo. Mas eu reconheço que meu ponto de vista, hoje, é meio utópico. Mas eu também sei que tem gente que age dessa maneira, dependendo da classe social.

Exame de doenças sexualmente transmissíveis
7 years ago

Amigo,

No meu caso, eu namorava o cara. Eu era virgem, ele foi o primeiro homem que me tocou. E durante o relacionamento nunca me envolvi com outro homem, não sou adepta a traição. E ele, dizia que era virgem também.
Ou seja, não é possível ter certeza absoluta do caráter da pessoa com quem você está se relacionando. E isso não tem nada a ver com classe social.

Irei pedir exames de doenças sexualmente transmissíveis ao meu próximo namorado antes de ter qualquer contato íntimo com ele. E se ele se sentir ofendido, o problema é dele.
O intuito do desabado é saber a opinião dos colegas no sentido de como abordar o assunto de uma forma delicada, é uma busca por sugestões nesse sentido.

Que o meu desabafo sirva de exemplo para os que estão lendo. A saúde é o nosso bem precioso, mas só percebemos quando ela é ameaçada.

Clarice
7 years ago

olha eu tive um namorado que ele transava com prostitutas (obviamente não quando namoravamos). E quando soube, logo de inicio impus que ele fizesse exame de sangue.

Ele fez (claro, era interesse dele afinal eu não ia fazer nada sem saber do resultado) e eu vi o resultado direto no site do laboratorio, para não correr o risco de falsificação.

Acho o seguinte: não é qualquer um que vai aceitar numa boa, vai parecer que você está pedindo a senha do banco. Mas se ele gosta de você de verdade e você não liberar enquanto não tiver o resultado, vai força-lo a correr atrás disso.

Exame de doenças sexualmente transmissíveis
7 years ago

Entendi. Não sabia, sempre que faço exames pego o resultado no laboratório, e não havia reparado no papel que recebo ao deixar o material para ser examinado. Obrigada pela orientação.

Há alguns dias apareceu um pretendente, mas ele é médico, se quiser falsificar o exame será mais fácil.

Hilton
6 years ago

Que dúvida!
Super normal exigir que se faça exames.
Várias vezes fiz e exames por exigência de namorada e teve duas vezes que eu exigi que fizéssemos, nunca recusei e nunca houve recusa. Não sei porque tanta polemica, DST é coisa seria e os doentes tem aparência saudável, muitas vezes nem sabem que são doentes.
Exija sim exames e caso a pessoa não concordar cai fora pois pode ser problema.

Amigo sincero
1 year ago

Acho bom para ambas as partes, isso não me magoaria. Pelo contrário ficaria mais tranquilo