Comparada aos meus irmãos

desabafos sobre problemas e dramas familiares e do dia a dia em familia

Eu sou a mais nova de dois irmãos (ambos maiores de idade), e eles já fizeram muita asneira em suas vidas, todas elas decepcionaram muito a minha mãe.
Por outro lado eu sou muito diferente deles, sei o que faço e me sinto até mais responsável – mesmo sendo a caçula -. Porém minha mãe não vê as coisas desse ângulo. Tudo que eles fazem de errado, a culpa cai sobre mim, embora eu não tenha nada a ver. Se eles fazem alguma coisa ruim, eu sou a única que fica horas e horas escutando sermões. Ela vive me comparando a eles, dizendo que eu vou me tornar a mesma coisa, que sou igualzinha e não terei nenhum sucesso.
Ao contrário do que pode parecer eu não desgosto de meus irmãos, eles são incríveis. O grande problema é essa pressão toda que minha mãe faz por cima de mim, isso realmente me magoa muito e eu já não sei como lidar.
Eu não sou igual a eles, eu sei o que quero, tenho noção do certo e do errado. Por que ela não entende isso?

8 COMENTÁRIOS

  1. Como diz a piada “mãe só tem uma, ainda bem”.

    Você não disse a idade de vocês, para que eu pudesse inferir há quanto tempo isso acontece.

    Mas há outras coisas que posso inferir a partir do modo como você escreve. Você o faz claramente, sem deixar brechas para algum mal entendido, o que denota preparo e uma maturidade que surge a partir do final da adolescencia. Você deve estar no início dos 20 anos e isso significa que, pela idade de sua mãe e pelo tempo em que isso está acontecendo ela não mudará.

    Mas você está no caminho certo e, para continuar nele, desista de querer agradá-la. Meu pai morreu sem que eu conseguisse agradá-lo e por pouco não morri eu antes dele (fiquei bem doente e foi aí que entendi que ele era a razão última de minha doença — e não uma merda de bactéria, que era apenas a consequência do mal que ele me fazia).

    Então, caso você ainda esteja lendo, esqueça as opiniões de sua mãe, conquiste sua independência financeira e mude-se para longe dela (nem tão longe que ela precise de malas para ir visitá-la e nem tão perto que ela possa ir de chinelos).

  2. Sua mãe está é de paciência cheia de tanta asneira que eles fizeram. Ela tem medo de passar o mesmo com você. Não a culpe. Se realmente você é séria e não faz essas bobagens não se culpe e continue em frente até ter sua própria estabilidade e sair de casa.
    Não perca a paciência. Vai valer a pena quando você estiver no seu próprio espaço.

  3. Pode lhe parecer um paradoxo, mas a sua mãe acaba descarregando toda a carga emocional em cima de você, pelo fato de você ainda escuta-la e dar atenção a ela. Ela infelizmente perdeu as rédeas com seus irmãos e não sabe como lidar com eles, pois não soube oferecer uma educação com limites e agora ela está colhendo o que plantou. Quando sua mãe te critica e diz que vc poderá seguir o mesmo caminho dos seus irmãos, na realidade é a sua voz interior que está gritando em pânico, pelo receio de que isso se concretize. Ela deve estar esgotada emocionalmente e já não sabe mais como lidar com seus filhos. Ninguém nasce com um manual de instrução, mas se os pais não tem uma boa estrutura psicológica, para saber lidar com os desafios para cada fase de vida dos filhos, as maiores dificuldades e problemas mais relevantes serão percebidas, já na fase adulta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here