Minha mãe prefere a minha irmã

Segue meu desabafo de anos. Eu moro com minha mãe e irmã só que minha mãe sempre teve preferência por ela já que ela era mais parecida com ela, magra, alta e inteligente. Eu sempre tentava me esforçar na escola mas tinha muita dificuldade e ela sempre conseguia se destacar nas notas e minha mãe adorava ela por isso.

Depois minha irmã tentou entrar em uma federal, passou e logo depois ainda abriu uma empresa com uma amiga, então minha mãe falou que eu tinha que entrar também. Tive que começar a estudar igual louca enquanto via minha irmã indo para faculdade, trabalhando, juntando dinheiro, minha mãe vivia elogiando ela para os meus tios e nunca falava de mim.

Então eu reprovei dois anos seguidos e minha mãe ficou inconformada, eu juro que me esforcei mas ela não admitia que uma filha dela já estava se formando e a outra não passava em uma prova. Então esse ano eu tentei pela terceira vez mas não consegui de novo e minha mãe brigou comigo e na raiva até me chamou de inútil, eu fiquei muito mal.

Então ontem minha irmã nos chamou para mostrar algo, ela tinha comprado um carro, só acreditei quando vi, ele era novo e ainda maior do que o da nossa mãe. Minha mãe ficou impressionada e falou que ela merecia porque só ela se esforçava de verdade, me senti um lixo. Minha irmã sabia que desde criança meu maior sonho era ter um carro e mesmo assim fez isso. Foi humilhante ver ela entrando nele e dirigir sozinha um carro daquele tamanho, nem dirigir eu sabia porque não tinha dinheiro para aprender.

Depois disso minha mãe me chamou para conversar e falou que se eu não passar da próxima vez ela vai me mandar morar com meu pai porque ela não vai se esforçar por mim sem receber meu esforço de volta. Eu chorei muito, eu amo muito minha mãe e não quero me separar dela, quero muito orgulhar ela mas simplesmente não consigo, porque sou tão inútil assim?

29 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Sensata
8 years ago

Não culpe sua irmã, ela não faz de propósito, tem direito de ter o carro dela, conquistar com esforço próprio. Não permita que uma rixa entre no seu coração por culpa da sua mãe.
Eu penso que você deve pensar positivo, estudar bastante e tentar passar numa federal ou ganhar bolsa para uma particular, se não no curso que quiser, em outro, tente mais de uma opção.
Não se ache burra, nem todos têm facilidade na escola ou no vestibular. E não se humilhe para sua mãe, se ela te mandar morar com seu pai, vá. Quem sabe longe delas sua mente fica menos sobrecarregada?
Se seu pai for um bom pai, por que não morar com ele, confessar seus medos? Não queira agradar sua mãe, queria ter orgulho de si mesma por você, não por ela.

Andréia Martins
8 years ago

Primeiro lugar: tenha amor próprio e não se compare a sua irmã, porque cada pessoa tem seu tempo, suas qualidades e seus defeitos é que infelizmente sua MÃE acabou fazendo da sua relação com sua irmã uma relação de competição sempre te colocando para baixo e exaltando as qualidades de sua irmã.

Acredite que você é capaz, porque você é! Para que consiga passar na prova é necessário que você tire dos ombros essa obrigação de passar, pois na hora que cega lá o nervosismo tona conta e você não consegue colocar em prática tudo que tanto estudou.

Ame sua mãe, mas exponha para ela os pontos negativos dela como mãe, e se preciso vá morar com o seu pai, talvez essa seja sua chance de ser Deli e sem viver a sombra de ninguém!

ana beatryz
8 years ago

minha irmã me machuca no fundo da minha alma não sei o que fazer as vezes me sinto feliz perto dela mais as vezes sinto tanto odio,quando eu vejo ela me dá nojo,ela pega tudo meu ,não consigo suportar ele tem inveja das minhas coisas,não consigo porque ela e a preferida da minha mãe claro a mais velha eu a odeio com todo o meu coração.e minha mãe sempre a denfende minha mãe só olha os meus defeitos nunca o lado bom,uma vez a prova valia 10 tirei 8 e tive que mentir se não ela brigava comigo não suporto mais me sinto encurralada na minha propria solidao

Pedro
8 years ago

Sua mãe não gosta de você sempre eu fico de recuperaçao e minha irmã sempre tira notas boas quando a mãe ama mais um filho do que o outro e ruim demais, ai ela fica brava brigando comigo e eu falo por que você mim pariu entao? Eu não pedi para você mim pari ela fala você não faz nada e ainda tira essas notas e ela paga um monte de coisas para minha irmã cursos etc.e nada para mim ai quando eu pesso para mim fazer alguma coisa ela fala estou sem dinheiro.

Camila
7 years ago

Minha mãe fica me comparando com minha irmã o tempo todo na frente do meu namorado dizendo que é estúdiosa eu não é que eu sou relaxada e tudo mais fico cm muita vergonha ela quase me chama de inútil e burra na frente dele dizendo que se eu não conseguir passar na faculdade no Enem e prq sou burra.. fico muito para baixo?

Thainá
7 years ago

teve uma vez que umas garotas na escola riram da minha roupa só pelo fato de não ser curta como a delas e a minha mãe falou que estavam certas que era feia mesmo :( isso me magoou muito e desde aquele dia guardo um pouco de rancor, é que me dou melhor com meu pai por isso sou meio moleca kk e a minha irmã se pareçe com minha mãe e a mãe defende a outra mesmo que ela não tenha razão >:#

Izilda
6 years ago

Tenho dois filhos. O mais velho tímido, esforçado e obediente, a caçula talentosa, teimosa e preguiçosa. Adivinha de quem eu pego mais no pé? Adivinhe quem me enlouquece? Adivinhe quem parece mais comigo? Acertou! A gentd briganpq ss parece demais. E se você for esperta vai achar no que é boa e superar tudo isso. Sua mãe te ama, viu?

Jhulhiane
6 years ago

Meu Deus não fala assim,eu sei exatamente o que está sentindo,ja passei e passo por algo parecido..Mas sabe, não.concordo.com o que sua mãe disse para você..Cada pessoa tem um jeito..E sobre pressão as coisas não vão para frente mesmo.. Eu sou mãe,e daria minha vida pelo meu filho,e independente de tudo vou ama-lo e dizer sempre que ele é muito especial para mim..
Olha um conselho,Deus te ama incondicionalmente,o único que não nos decepciona. Fique em paz..E espero que seja muito feliz,e que seus sonhos se realizem minha querida

Jessica
6 years ago

Minha mãe não me da carinho. Eu tento abraçar ela e ela faz uma cara de enjoada eu já lhe perguntei: porque para mim tu só ficas com cara de enjoada?
Ela não disse nada!
Mas para a minha irmã ela da amor, brinca faz tudo!
Isso é uma injustiça!

Vick
6 years ago

Oi a minha mãe também Prefere minha irmã, quando minha mãe precisa de ajuda eu sempre sou a primeira a ir mesmo sem ela chamar enquanto a minha irmã nem liga. Eu começei a tentar ajudá-la mais porque pensava que o que eu fazia não era o suficiente, enquanto a minha irmã xingava ela e fazia piadas. Faz um tempo atrás que parei de ajudá-la mas continuava fingindo que se importava com ela, mas aquilo acabou quando hoje 13 de setembro ela me bateu e me forçou a fazer algo que eu não queria, sem se importar em pedir ajuda a qualquer outro. Foi aí que eu disse o seguinte: eu espero que você morra. Ela ficou triste e mandou minha irmã conversar comigo sobre como eu deveria pedir desculpa.
Eu pedi desculpas fingindo que me importava e naquele momento ela só me humilhou, então o meu desejo se realizou, não foi como se eu visse ela realmente morta em um caixão mas ela morreu para mim.

Analice
6 years ago

Quando minha irmã chega em casa minha mãe me olha como se eu fosse um monstro não aguento mais meus pais só sabem brigar comigo como se minha alma cosse um saco de pancada pois isso machuca na alma. E fico muito triste com isso me ajudem :(

LOLA
6 years ago

Mas é dai que começam as coisas.Comecei a namorar cedo tinha 15 anos e até hoje estou com meu namorado,bom a gente jámorou juntos. Mas como meu pai comecou com esses tratamentos pedi ao meu namorado que viessemos morar com eles, sendo que minha irmã mora junto. No começo sempre ia bom. Mas depois tudo mudou. Somos Gêmeas..Fizemos cursos juntas,amigos e tudo mais, tudo era perfeito. até que teve um concurso em minha cidade, e eu infelizmente não passei .. Mas, ela sim. Então vocês podem imaginar como deve ter cido.

LOLA
6 years ago

Ela passou em 1º lugar e eu não fiquei em 20º.Bom, depois disso minha mãe sempre elogia minha irmã em tudo. como um comentario mais acima dizia. meus pais ficaram muito felizez por ela ter carro, mais e eu.. nem carteira tinha, quanto mais dinheiro.Todos veem ela como um pedestal, tudo é para ela..

LOLA
6 years ago

Todos a elogiam. nunca senti inveja de minha irmã, fico feliz por ela. Mas sei que no fundo minha mãe gosta mais dela do que eu.. Tenho um irmão mais velho, ele foi criado pela minha avó por parte de minha mãe.. e sabe a gente é excluido de tudo. minha mãe sempre fala mais de minha irmã do que nós dois. Mais eu sempre me pergunto o que fizemos para ela. nó não temos culpa de nada..Amo muito meu irmão, e minha mãe vai acabar fazendo o mesmo que fez com ele. NÓS AFASTANDO.As vezes ela fala como seu eu fosse inutil, poque estou ali. sendo que minha irmã tem tudo. emprego, carro, faculdade. E eu não.

LOLA
6 years ago

mesmos..Que conseguimos! bom. era isso ..tenham uma ótima tarde. E sei como você esta se sentindo, mas não fica.. você pode sonhas alto, eles podem não te darem valor, mas tem gente que ira te dar ou depois de você para de pensar um pouco neles, talvez eles olhem para nós. E sim, podendo dizer que por mais que não nós deram afeto ou o que precisavamos, nós corremos atrás e conquistamos..!tchau..tchau.. Espero ter ajudado..tbm depois deste eu desabafo..

SUELI RUSSI
6 years ago

Tenho 51 anos, a mais nova de 3 filhos. Sou a última da casa para tudo. Minha irmã é a rainha porque ela tem filhos. Pode me ofender à vontade que minha mãe não abre a boca. Machuca muito. E se eu falar, eu não presto. Sempre foi assim. O duro é que não tem quem te defenda. Espero que um dia acabe tudo.

Fabiula Martins
6 years ago

Eu entendo o que você sente. Às vezes, sinto exatamente isso. Minha mãe sempre fala o quanto minha irmã é estudiosa, esforçada, linda e blá blá blá. Ela fala que eu também sou linda e tal, mas só depois que percebe que eu fico meio mal quando ela fala isso. Agora começou a pagar as coisas só para minha irmã. Sempre que peço alguma coisa, por mais barata que seja, ela alega que não tem dinheiro, mas para minha irmã ela tem. Não sei se ela está assim só porque minha irmã vai se formar dentista esse ano e eu nem entrei na faculdade ainda (convenhamos, eu tenho 17 anos, acho que não tenho obrigação de sair do terceiro ano direto para a faculdade). Ela não fala nada, mas as atitudes dela me machucam. Minha maior vontade é entrar logo na faculdade, me formar, encontrar um emprego na minha área e ter meu dinheiro. Quem sabe assim serei respeitada.

Thais
6 years ago

Olá só queria te pedir para não se compara com a sua irmã porque as vezes nós sentimos para baixo porque sua mãe o as ama igual não importa se ela dar mais atenção você também é especial para Deus Samos todos iguais se ela comprou o carro você também pode talvez você tem que tentar outro curso relacionado com o que você gostar a minha mãe ela trata eu a minhas irmãs diferente mais ela ama nós da mesma forma faz um teste vai morar com seu pai, Deus é o nosso melhor amigo é o único que nunca nos deixar para baixo

nada
6 years ago

Olá, minha mãe não gosta de mim, nunca gostou sempre m tratou mal, (pelo que eu me lembre desde pequena) sempre me bateu + do que nos outros. To desabafando aq porque não tenho para quem contar, porque nessa sociedade é pecado falar isso da mãe, + ninguém consegue enxergar o meu lado. Minha mãe está sempre me praguejando, falando que eu sou antipática e coisas do tipo.
O pior é o tratamento que ela m da, é diferente dos meus irmãos, ela aceita tudo que eles fazem ou falam sem brigar nem gritar nem reclamar, + tudo que eu falo ela não aceita m ridiculariza, fala que eu sou a certinha (m ridicularizando), m expõe para todo mundo. Sendo que s for a mesma coisa que meu irmão ou irmã falar ela aceita não diz nada. Eu não posso chegar perto dela que ela começa a dar muxoxo (s sent incomodada por eu está perto dela). Nada que eu faça é suficiente para ela, s eu passo em uma prova ela não é capaz de dar um sorriso, de dizer parabéns. Fica m esculhambando o tempo todo.

Julia
5 years ago

Não se preocupem Deus está no comando de tudo seja ruim ou bom, tenho uma história parecida porém minha mãe disse que eu não mereço nada sempre elogia minha prima dizendo que ela é inteligênte só porque ela tem uma cuida da irmã as vezes é passa de ano direto

Thai
5 years ago

Tenho uma história parecida :/ Minha mãe já me colocou para baixo diversas vezes, e também, sempre que acabamos discutindo, minha irmã se enfia no meio e se volta contra mim.

Thalyta
4 years ago

O meu caso não é totalmente assim,minha mãe prefere minha irmã mas não pelo fato escolar,pq eu sou mais inteligente que ela.Minha mãe prefere minha irmã porque ela é mais extrovertida que eu,mais sapeca,aquelas crianças bagunceiras que fazem falta(na concepção dela).Minha mãe sempre fala que ama as duas iguais,mas não é,tudo que minha irmã faz ela posta nas redes sociais,no máximo,ela posta meu boletim e foto comigo às vezes.Meu pai tbm prefere minha irmã,dá para ver como ele conversa com ela,ele só fala ignorante comigo,não confia em mim.Sabe,as vezes eu me sinto mal por isso,e eu não odeio os dois por preferirem ela,eu realmente não tenho nada de bom para dá a eles além dos estudos,então já estou acostumada.

Pietra
4 years ago

Minha mãe trabalhar com festas, então ela chamou minha irmã mais vela ok mas na quarta festa que ela foi Tava bem mas minha mãe começou a nn me leva só porque ela é melhor então ela dá mas amor para minha irmã do que eu .

Taisa
3 years ago

Eu já passei e passo por isso. Uma vez ganhei uma bolsa para estudar na faculdade, estudei por conta própria. A minha mãe tinha pago um ano de pré vestibular para minha irmã, mas quando cheguei no ensino médio ela não podia me ajudar pois estava tendo muitos gastos inclusive com estudo na faculdade da minha irmã.
Quando me matriculei de graça no curso que eu sonhava pensei que eu tinha superado minha revolta, pensei que além do meu sentimento de conquista meus pais iam sentir admiração por mim também. Mas não bastou, porque a diferenciação de tratamento continua a existir nas pequenas coisas do cotidiano.
Todos nós temos conquistas na vida e logo em seguida minha irmã atingiu outras conquistas também e eu percebi que se eu viver para alcançar tudo que ela alcança e agradar minha mãe e pai eu estarei deixando de viver para mim e me desagradando.
Agradeça sua mãe por ter te dado na vida o desafio/presente de passar por isso para aprender a não buscar agradar todo mundo. Assim, no momento em que se desprende da opinião deles,aprende a agradar em primeiro a pessoa mais importante que é você.
Hoje percebi na minha casa que eu não vou mudar o fato como as coisas acontecem e que as pessoas nem sempre vão simpatizar pelo que somos e está tudo bem. Como bônus da vida agora sei ser alguém que se importa comigo e isso é o que nos faz viver bem

Daniel
3 years ago

Minha mãe briga comigo e tira minhas coisas já quando e minha irmã ela não tira nada

FOFAOKATU=)
2 years ago

Você e eu somos completamente iguais! Só que minha mãe é bem pior que a sua 😥 Me chama de tudo de ruim :(

Vivi
2 years ago

Olha essa é minha opinião você não devia liga para sua mãe ela não liga para você só quando você fazer a mesma coisa que sua irmã eu acho que você diveria ir mora com seu pai mesmo que você ame muito sua mãe você tem que seguir seu sonho não é sua mãe que vai acabar com isso

Isaac
2 years ago

Oi meu,nome é isaac e sou o irmão mas velho tenho 15 anos, e minha irmã tem 8 cada dia que passa minha vida vai,ficando de mal para um inferno pôs minha mãe mima muito ela e quando eu era do tamanho dela eu não era mimado e isso me trás ciumes eu simuito que eles preferem minha irmã mas do que eu e eu me simuito um in-util eles dão carrinho para minha irmã e eu fico só no sofa e eles no quarto semdo felizes e eu na bed mas um dia eu sei que vou ser muito feliz.